Portal de Eventos do IFRS, 5º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto inclusão digital e acessibilidade
Josi Cristina Schwarz, Carine Ivone Popiolek, Gisele Fraga do Nascimento, Pedro Chaves da Rocha

Última alteração: 08-01-2019

Resumo


A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas requer atenção e comprometimento dos envolvidos. Em especial, em 2018, o campus recebeu estudantes com particularidades não vivenciadas até então, o que torna mais desafiadora a ação cotidiana, bem como com as especificidades de cada demanda, se faz necessário um acompanhamento e um olhar mais próximo, bem como mais pessoas atuando nessas situações para que a relação ensino-aprendizagem dos envolvidos flua da melhor maneira possível. Manter e ampliar as atividades que contribuam para o ingresso e permanência das pessoas com deficiência nos espaços do campus Restinga . Atuar junto ao Napne, para dar monitoria aos estudantes com necessidades educacionais, dando suporte e encaminhamento em suas demandas. Apoiar os professores quanto a situações pedagógicas nas  aulas, para que as mesmas sejam profícuas e proporcionem o ensino-aprendizagem para as partes envolvidas. Auxiliar nas atividades relacionadas ao Napne. Confeccionar materiais que os professores necessitarem.  Serão realizadas reuniões mensais com os membros do projeto , NAPNE e bolsistas, para planejamento das atividades conforme a demanda de servidores. Acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais específicas nos espaços escolares para testagem de materiais conforme a situação. Desenvolvimento de produtos de tecnologia assistiva e  a realização de oficinas com os envolvidos para uso destes produtos. Os resultados vem sendo positivos, porque temos uma participação junto do estudante e dos professores e ficamos sabendo do andamento das aulas e de seu aprendizado,e o que temos que refazer para eles terem um melhor aproveitamento nas aulas, nas reuniões que temos os professores nos participam de como está indo o andamento das aulas, e como estão os alunos, e como eles evoluiram, com nossa ajuda.  Atuamos junto ao napne dando suporte nos materiais, e equipamentos que serão usados pelos alunos, prestamos monitoria aos alunos, dentro e fora da sala de aula, Apoiamos os professores em tudo desde aos conteudos, formas de pedagogia na sala de aula, confecção de materiais, tudo que nos foi pedido. Nosso trabalho foi importante para a permanencia dos alunos em nossa instituição, e para o ingresso de mais alunos com necessidades educacionais em nossa instituição.


Palavras-chave


Inclusão; Tecnologia Assistiva; Ensino-aprendizagem.

Texto completo: PDF