Última alteração: 28-12-2024
Resumo
O trabalho aqui proposto tem o intuito de discutir e problematizar questões ambientais, territoriais e de cidadania, através da análise fílmica da curadoria de curtas-metragens da 4ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande realizada em 2022, sendo exibida em um circuito itinerante em diferentes localidades do município do Rio Grande. A proposição é um recorte da cartografia realizada no projeto de pesquisa “A produção de curtas-metragens no audiovisual latino-americano contemporâneo sob a perspectiva decolonial.”(FAPERGS/IFRS), vinculado ao grupo de pesquisa Audiovisual Latino-Americano no Século XXI - OfCine (CNPq/IFRS), que tem como objetivo investigar a produção fílmica realizada no território latino-americano, em especial o formato de curta-metragem. Para isso, a partir de uma metodologia ao mesmo tempo quantitativa e qualitativa, por meio da investigação exploratória e da análise de conteúdos, busca-se analisar as presenças de temáticas ambientais, cidadãs e territoriais, presentes nos respectivos filmes: Imagens de um Sonho, 2019, Brasil; A cristalização de Brasília, 2019, Brasil; O porto dos santos, 1978, Brasil e; Fuego en el mar, 2022, Argentina. Cabe ressaltar as localidades que esses filmes foram exibidos: zonas portuárias e costeiras, ilhas e comunidades afastadas do centro urbano da cidade e que dificilmente teriam acesso a essas obras. Sendo assim, percebemos tensionamentos propostos pela curadoria da Mostra, ao problematizar questões nos filmes que dialogassem com os espaços que estes estavam sendo exibidos. Identificamos nesses filmes, marcas como: desenvolvimento econômico, expansão territorial e o labor industrial, possibilitando, que nos auxiliam a discutir o papel fundamental do cinema para o desenvolvimento de uma consciência crítica frente às mudanças ambientais que estamos enfrentando, partindo do território e dos afetos e da maneira que isso se relaciona com o espaço e a paisagem.