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Educação para as relações étnico-raciais na produção acadêmica em educação física escolar
Giulia Caroline Martins Nicolich, Luciano Nascimento Corsino, Samara Denise Jonson, Danieri Ribeiro da Rocha

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


Giulia Caroline Martins Nicolich, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS) – Campus Rolante,

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS) Campus Rolante, Universidade Federal Do Ceará (PROEF/UFC)

Danieri Ribeiro Da Rocha Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS) – Campus Rolante, Samara Denise Jonson Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Rio Grande Do Sul (IFRS) – Campus Rolante

 

O presente trabalho aborda a inclusão da história e cultura afro-brasileira e a Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Física Escolar, destacando a importância do antirracismo nesse contexto. A motivação para a pesquisa surge da necessidade de identificar a falta de ensino sobre esses temas nas aulas de educação física, representando um silenciamento das culturas negras nas escolas. A relevância do estudo reside na promoção de uma educação mais inclusiva e representativa, que valorize a diversidade cultural e respeite as relações étnico-raciais. O principal objetivo é identificar princípios emergentes das investigações na Educação Física Escolar que tratem da Educação para as Relações Étnico-Raciais, buscando compreender as metodologias antirracistas aplicadas e os conteúdos frequentemente abordados nas aulas. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática da literatura, incluindo etapas rigorosas como definição de descritores, busca em bases de dados, exclusão de trabalhos duplicados e classificação dos temas, assegurando a transparência e validade científica do estudo, resultando na seleção de 16 trabalhos relevantes. Dentre esses, 7 abordaram a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a história e cultura afro-brasileira de forma superficial, sem torná-las o foco central das investigações. Os resultados indicam que a Educação Física Escolar frequentemente aborda manifestações culturais como danças, capoeira e jogos/brincadeiras ao ensinar a história e cultura afro-brasileira, além de esportes como futebol e basquetebol, que são comumente utilizados na implementação da Educação para as Relações Étnico-Raciais. Contudo, a ausência de um ensino mais profundo sobre esses temas revela um silenciamento das culturas negras. Em conclusão, o trabalho evidencia a necessidade de uma abordagem crítica em relação aos métodos, conteúdos e relações sociais na Educação Física Escolar, considerando os marcadores sociais da diferença em suas dimensões sociais, políticas e culturais. Os benefícios dessa pesquisa incluem a promoção de uma educação mais inclusiva, que valorize a diversidade cultural e respeite as relações étnico-raciais, contribuindo significativamente para a formação de um ambiente escolar mais equitativo.


Palavras-chave


justiça social; diferença; revisão sistemática; racial;

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