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My Data Importer: Sistema de análise de dados para trabalhos acadêmicos
Luís Felipe Auth, Marcio Bigolin

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


Para os desafios acadêmicos do ensino, a tecnologia está se tornando uma ferramenta cada vez mais conveniente. Este trabalho visa integrar a novíssima solução tecnológica, a IA generativa, ao cotidiano dos professores e educadores. As IAs generativas são ferramentas que permitem análises produtivas de quantidades massivas de dados em um curto período de tempo. Conforme a IA é treinada, suas respostas se tornam cada vez mais precisas. No presente trabalho, nós objetificamos utilizar a inteligência artificial para análise de avaliações textuais. O projeto foi iniciado no ano de 2023 e nomeado como “MDI: My Data Importer” para gerenciar bases de dados com produções textuais e integrar esses dados com uma ferramenta de IA. O MDI está em colaboração com outro projeto também orientado pelo professor Marcio, o RevisaoOnline. O RevisaoOnline forneceu para o MDI sua base de dados com produções textuais, escritas pelos estudantes do IFRS campus Canoas, para serem importadas no MDI. Ao unificar a ferramenta de IA generativa com um sistema que gerencia e importa atividades para análise, é possível avaliar textos a fim de aumentar a produtividade e a precisão das revisões textuais dos alunos. O MDI é uma ferramenta agnóstica à plataformas, porém o mesmo possui um módulo que facilita integração e recuperação de atividades textuais com o moodle. Outra possibilidade, é a importação manual via CSV. Após importados, os textos ficam armazenados nas bases do MDI para serem analisados pela IA e possibilitar a geração de métricas textuais que são armazenadas junto à tarefa. Por fim, a interface de comunicação entre o usuário e as tarefas é o módulo chamado de Chat IA, que simula um chat, na qual a IA do chat GPT responde os questionamentos do usuário com base nos dados e nas métricas geradas.

Palavras-chave


Inteligência artificial; Análise de dados; Produção textual.

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