Última alteração: 28-12-2024
Resumo
No cenário da pesquisa e da igualdade de gênero, a presença e a relevância da atuação das mulheres no campo da Computação tem sido um desafio. Neste sentido, a pesquisa “Elas na Computação: Investigando o gênero feminino” tem por objetivo produzir dados sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos junto ao programa Meninas Digitais. No sentido de mapear um cenário educativo que possa ser mais atrativo para o gênero feminino, na perspectiva de ampliar o acesso, apoiar na permanência e o êxito na área, enquanto processo metodológico realizamos uma investigação documental da qual emergiu uma revisão de literatura. Nesse sentido definimos uma string de busca, realizamos uma seleção de artigos no Google Acadêmico e identificamos 34 artigos entre os anos 2015 e 2024. Posteriormente, definimos nove perguntas de pesquisa que nos trouxeram dados sobre: qual o objetivo da pesquisa; qual o público-alvo; quais ações foram propostas; de quem parte a proposição da pesquisa; quais tecnologias são trabalhadas nas intervenções; quais os resultados alcançados e quais limitações do projeto. No que se refere aos objetivos das pesquisas, houve destaque para o programa Meninas Digitais, que influenciou muitas mulheres a criarem projetos parceiros a esse. O público alvo foi majoritariamente feminino e do ensino médio. As ações que se destacaram foram: Discussões, Mesas Redondas, Palestras, Dinâmicas, Vídeos com o objetivo de discussões sobre o tema. A proposição tem partido de professoras de Institutos Federais e de Universidades. As tecnologias digitais em destaque foram: App Inventor, Scratch, Programação Web e a plataforma Construct. Os resultados alcançados com os projetos foram positivos, sendo que em sua maioria tiveram apoio da sociedade. As limitações foram, em alguns casos, destacadas como a falta de verba e de materiais para realização das ações. Sendo assim, conseguimos observar muitas tecnologias usadas por elas, impactos positivos e também negativos dos projetos. Muitos utilizaram oficinas, Scratch, minicursos para despertar interesse em várias áreas da Computação, dando ênfase nas áreas da programação, robótica e engenharia de software. Dessa forma, conseguimos mapear e documentar informações relevantes para dar continuidade a essas ações bem como pensar em novas possibilidades de pesquisa junto a temática. Em suma, a continuidade e aprimoramento dessas iniciativas, de projetos parceiros do Meninas Digitais e outras formas de promover o gênero feminino na Computação são essenciais para criar um ambiente mais equitativo. As contribuições da revisão sistemática trouxeram elementos importantes para que sejam realizadas intervenções junto ao projeto “Elas na Computação: Investigando o gênero feminino” na perspectiva de ampliar o acesso, apoiar na permanência e o êxito de gênero na computação.
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