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Formando consciências: a educação na construção de um futuro sustentável
Última alteração: 18-12-2024
Resumo
Uma das maiores preocupações ambientais da atualidade é a poluição causada pelo descarte inadequado de materiais que chegam ao fim de sua vida útil. A reciclagem surge como uma das estratégias mais eficazes para reduzir a quantidade de resíduos lançados nomeio ambiente. Esse processo contribui para a diminuição do consumo de matérias-primas virgens, da demanda por energia, além de reduzir a necessidade do uso de aterros sanitários. É papel do profissional que está presente no mundo do trabalho as decisões sobre a produção de bens de consumo e seus impactos ambientais. É desejável que sua atuação seja sábia e responsável, de forma a minimizar a degradação do meio ambiente, bem como sobre o esgotamento de recursos naturais e a geração de resíduos. Nesse sentido, se torna fundamental a inclusão de práticas educacionais alinhadas ao desenvolvimento de um mundo mais sustentável. As escolhas relacionadas à utilização de materiais impactam diretamente no consumo de recursos naturais, a poluição e, por consequência, as mudanças climáticas globais. Com base nessas premissas, esse trabalho tem como objetivo mostrar ações realizadas no sentido de formar profissionais capacitados e cidadãos comprometidos com a preservação ambiental. O projeto foi implementado na disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, direcionado aos alunos do 3º ano do cursoTécnico em Química Integrado ao Ensino Médio. Assim, o projeto focou no estudo e aplicação de conceitos teóricos sobre os materiais e suas propriedades, instigando o senso criativo e investigativo nos discentes, para que desenvolvessem habilidades que interligam aspectos técnicos, sociais e ambientais. Para tanto, foram desenvolvidas aulas experimentais, jogos de revisão, expositores de amostras com foco na reciclagem edesenvolvimento de materiais mais sustentáveis. Como resultados parciais, a iniciativa demonstrou que, ao proporcionar um ambiente de aprendizagem integrado ao estudo de materiais e suas aplicações na sociedade, foi possível incentivar o pensamento científico e motivar os alunos a propor soluções para problemas ambientais relacionados aos materiais, além de enfatizar a importância do uso consciente. A realização das atividades que foram vinculadas ao projeto contribuiu para o contato dos alunos com assuntos tecnológicos e socioambientais da atualidade. Por fim, espera-se que essas ações despertem nos discentesuma maior conscientização sobre o papel significativo que o profissional da química pode desempenhar.
Palavras-chave
Ensino, Ciência e tecnologia dos materiais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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