Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Escola do campo multisseriada em turno integral: Desafios da gestão escolar.
Cybele Peters da, Carine Winck Lopes

Última alteração: 17-12-2024

Resumo


RESUMO

  1. APRESENTADOR: Cybele Peters da Silva, aluna de Pós Graduação em Gestão Escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz.
  2. TÍTULO: Escola do campo multisseriada em turno integral: Desafios da gestão escolar.
  3. RESUMO INFORMATIVO:
  • Introdução/Justificativa: Em 2022, com o retorno das aulas presenciais, pós isolamento imposto pela pandemia de COVID 19, a grande preocupação foi a de recompor o aprendizado que ficou comprometido pelos dois anos de afastamento social, no qual os estudantes nem sempre tinham apoio e/ou acesso a algum tipo de auxílio pedagógico. Um dos caminhos encontrados por uma escola do campo, municipal e multisseriada foi a adaptação do turno matinal para o turno integral. A observação da construção desse movimento pedagógico, trouxe a motivação para o desenvolvimento dessa pesquisa. Esta pesquisa buscou compreender o processo de transformação de uma escola que funcionava apenas no turno da manhã, para a extensão da integralidade do turno da tarde, realizando um levantamento acerca da mudança pedagógica que vem atrelada à necessidade de adaptação e renovação do Projeto Político Pedagógico, do fazer educacional, da mudança de visão interna dos participantes, do papel da gestão nesse contexto e os resultados gerados a partir dessa movimentação. Como equacionar o tempo de permanência com o aprender pedagógico e social? Ou seja, se deseja aumentar a permanência das crianças e dos estudantes na escola, mas com qualidade. Outra preocupação: fazer com que o quadro docente permanecesse o mesmo, 40hs semanais, qualificando o trabalho e atendendo aos ditames legais.

 

  • Objetivo(s): Partindo dos pontos relacionados acima, faz-se necessária a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, considerando a legislação pátria, os conceituais pedagógicos (linha escolhida a ser seguida) e a realidade da comunidade escolar. Pesquisando o processo de construção dessa realidade implantada a partir de 2022 para que as observações trazidas possam permear o trabalho docente e da gestão escolar, aperfeiçoando as práticas diárias e ressaltando os aspectos positivos que tragam sucesso escolar pretendido.

 

  • Metodologia: O estudo está composto por dados qualitativos resultantes de respostas obtidas a partir da aplicação de questionário online com as famílias dos estudantes, através do grupo da escola disponível no aplicativo de WhatsApp. No presente trabalho, as perguntas norteadoras são: Qual escola a comunidade deseja? Como o turno integral pode afetar positivamente o desenvolvimento dos estudantes e o quanto afeta o cotidiano da comunidade? Que tipo de relação se deseja construir entre a comunidade e a escola? A metodologia escolhida para a presente pesquisa primou pela coleta de informações através de participação em reunião de pais e professores para explorar suas atitudes, crenças e experiências sobre o tópico do estudo; imersão na comunidade escolar para observar e entender seus comportamentos como uma espécie de estudo de caso, finalizando com uma pesquisa qualitativa, para ouvir a referida comunidade. Um dos principais cuidados que se teve foi conduzir essa pesquisa com transparência, observando diretrizes e aos princípios éticos, obtendo o consentimento dos participantes e, garantir a confidencialidade para evitar qualquer dano e/ou exposição indevida.

 

Resultados parciais/finais: As análises realizadas permitem compreender que o conceito de educação integral foi percebido como o desenvolvimento pleno de crianças e estudantes em todas as suas dimensões: física, cognitiva, emocional, social e cultural, além de considerá-los como sujeitos de direitos, inseridos em determinado contexto socioeconômico. Uma gestão escolar eficiente, trabalha ativamente questões como desenvolvimento cognitivo, assiduidade, desenvoltura dentro e fora da sala de aula e a formação da criança nas esferas intelectual e social. Quando a escola trabalha nesse viés, está se conectando às famílias, gerando um ambiente favorável para a criação de uma comunidade forte de estudantes comprometidos com a sua formação. Um dos principais diferenciais trabalhados por escolas referências é a preocupação com a educação humanizada que objetiva formar cidadãos, e não apenas, emitir diplomas. É importante ressaltar os novos desafios pelos quais passa a escola em relação às boas práticas metodológicas em sala de aula e o ensinar com qualidade. Segundo Piaget (1934, p. 31), somente a educação pode salvar nossas sociedades de uma possível dissolução, violenta e gradual, pois a ação educativa é algo pelo que vale a pena lutar, confiando no êxito final (1934, p. 31). Ao conhecer a realidade dessa escola, a qual focamos o estudo, se percebe que todo o tempo do educando, na escola é pedagógico: desde a entrada, os momentos de alimentação, a recreação observada e acompanhada, até o desenvolvimento da aula em si, distribuída durante as 09 (nove) horas de funcionamento do estabelecimento de ensino. As respostas das famílias para o questionário da pesquisa representam o resultado de toda a preocupação da escola em recuperar o aprendizado que ficou comprometido pelos dois anos de afastamento social, inovando e adaptando a situação de trabalhar com duas ou três turmas unidas dentro da mesma sala (turma multisseriada), procurando desenvolver os saberes de cada ano escolar, com olhar atento às especificidades de cada estudante. Adaptando, ainda, o turno matinal para turno integral com planejamento e o engajamento da gestão escolar, da coordenação pedagógica, dos docentes e das famílias.

 

 

  • Conclusões/considerações finais: Observou-se a melhoria da qualidade da educação ao recompor o aprendizado deficiente por conta do isolamento social e suas repercussões emocionais, ao reduzir as desigualdades educacionais e não apenas o aumento da carga horária, e, ao compreender o desenvolvimento dos estudantes, da inclusão, da equidade e da diversidade, como modo de otimizar o tempo escolar ao realizar ajustes nos currículos e nos planos de trabalho. Assim, ao definir as prioridades e aprendizagens mais necessárias em cada ano escolar, em um processo que envolve a equipe gestora e os docentes, foram readequados os fazeres pedagógicos para o resgate de competências, habilidades e demais objetos do conhecimento, alicerçado na renovação do PPP – Projeto Político Pedagógico da escola, com periodicidade bianual. O anseio das famílias em ter seus filhos atendidos por uma escola em turno integral de qualidade ocorre, pois, a comunidade escolar se mostra ativa e participativa impulsionando a busca pelo sucesso escolar.

 

Apresentador: Cybele Peters da Silva

Orientadora: Carine Winck Lopes

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Gestão escolar; Escola em turno integral; Escola do campo.

Texto completo: PDF