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Programação para todos: lógica computacional para alunos PEIs
Isadora Oliveira Itapuan do Prado, Iuri Albandes

Última alteração: 18-12-2024

Resumo



As atividades de monitoria, no curso técnico em informática,tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas dando apoio ao docente em sala de aula através de um atendimento individualizado e direto com os estudantes. O monitoramento oferece mecanismos para combater as dificuldades vivenciadas em sala de aula e  ajudar na análise e resolução de problemas relacionados à área  da programação. No decorrer das atividades foi notada uma grande dificuldade, em especial, entre alunos portadores de necessidades educativas especiais (NEE), que requerem maior atenção e apoio em ambiente escolar. Para isso, a monitoria para estudantes com PEI tem como principal objetivo oferecer uma metodologia de aprendizado mais individualizada focada em quebrar as barreiras de dificuldades experienciadas pelos alunos. Para melhor atender essas demandas, as atividades  tiveram enfoque na resolução de problemas que envolvem o raciocínio lógico; tomando consciência de que a área da programação trata-se de uma matéria complexa, e que cada discente desenvolveu seus próprios métodos de pensamento lógico para a solução dos problemas encontrados. Com isto, a monitoria voltada para estudantes NEE, busca acolher esses alunos, e tornar o processo de aprendizagem em algo inclusivo e com maior acessibilidade a qualquer grupo de indivíduos; explorados e solucionados suas dificuldades, com o apoio e supervisão. Para combater essas adversidades o monitoramento direcionado às necessidades exclusivas de um indivíduo, torna-se fundamental. Além de direcionar e auxiliar as aulas, contribuindo com o docente da disciplina na resolução dos pontos de  maior dificuldade,  foi proposto o uso de oficinas de computação desplugada  para além do ambiente de sala de aula. Segundo o professor do componente curricular de programação, "as atividades de monitoria são essenciais e contribuem para o sucesso da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas. Tais estudantes demandam um acompanhamento dedicado e paciente para que possam concluir com sucesso as atividades propostas. Neste cenário, os monitores são de suma importância para o bom andamento das aulas, pois podem prontamente auxiliar esses estudantes nos momentos mais oportunos.". E para além disso, a criação de uma prática mais dinâmica, incitando os alunos a desenvolver seu raciocínio lógico para a resolução de problemas, demonstrando conceitos utilizados em aulas de programação. Como resultado parcial é esperado que após as oficinas, os participantes tenham maior domínio e confiança em conteúdos relacionados à lógica de programação; resultando em maior persistência para a prática, e a adoção de um olhar mais analítico para a resolução de problemas e a extração de informações cruciais para a solução desses.



Palavras-chave


lógica; programação; monitoria; necessidades; aprendizagem.

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