Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O trabalho pedagógico desenvolvido na educação profissional e tecnológica: uma análise a partir do Instituto Federal do Rio Grande Do Sul
Maresli Tatiana Farinon, Josimar De Aparecido Vieira, Ana Clara Marczinski, Cássia Morás

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


Os Institutos Federais (IFs) são instituições pluricurriculares e multicampi oferecendo educação profissional e tecnológica (EPT) em todos níveis, formas e modalidades, disponibilizando cursos superiores de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato e stricto sensu. Desenvolvem atividades de extensão com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. Realizam pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas. A EPT enfrenta vários desafios e requer um trabalho pedagógico cada vez mais complexo, abordando conhecimentos amplos e significativos, que tornam o estudante capaz de compreender e analisar a realidade, contribuindo para a sua elevação intelectual, moral e política. A problemática está em definir como se caracteriza o trabalho pedagógico desenvolvido no IFRS, apontando perspectivas teórico-metodológicas que estão sendo concebidas e implementadas. É necessário compreender os sentidos atribuídos à EPT desenvolvida, apontando perspectivas teórico-metodológicas que vem sendo utilizadas pelos professores. A pesquisa também permite conhecer e caracterizar esses professores e analisar excertos referentes ao trabalho pedagógico desenvolvido. Caracteriza-se como pesquisa exploratória e descritiva, e sua produção seguiu a abordagem qualitativa acompanhada por tratamento quantitativo, além de pesquisa bibliográfica, análise de documentos do contexto da EPT e pesquisa de campo envolvendo 134 professores do IFRS, que responderam a um questionário com 40 questões abertas e fechadas. A análise dos dados teve como parâmetro a análise de conteúdo. No trabalho pedagógico da EPT evidenciaram-se que todas as ações são planejadas e implementadas por sujeitos em diferentes contextos sociais e políticos, sendo propostas no processo de produção de conhecimentos, habilidades e práticas pelas instituições de ensino envolvidas com esta modalidade, abrangendo comunidades acadêmicas internas e externas; o ensino; a pesquisa; a extensão; e a gestão. Boa parte dos professores envolvidos na pesquisa percebe individualismo nas relações de trabalho, e falta de tempo e de condições para discutir o trabalho pedagógico desenvolvido. Apontaram também falta de planejamento conjunto; de partilha de ideias e de materiais; ausência de discussões sobre atividades extracurriculares; e a falta de encorajamento sobre como ensinar. A práxis pedagógica se dá por meio das atividades desenvolvidas pelos professores dentro do IFRS, baseado em uma dinâmica predominantemente individual, de conformidade com as determinações institucionais e o contexto social. O trabalho pedagógico pressupõe habilidades complexas e exige responsabilidade ética, pois repercute na vida e no bem-estar das pessoas, sendo executado de acordo com as demandas da formação profissional dos estudantes. A pesquisa serve de base para novas buscas teóricas, contribuindo para a caracterização do trabalho pedagógico desenvolvido nos IFs, ampliando o debate do tema e recriando o trabalho pedagógico da EPT.


Palavras-chave


Educação profissional e tecnológica. Instituto Federal. Trabalho pedagógico

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