Tamanho da fonte:
A Cultura maker no contexto da educação profissional e tecnológica
Última alteração: 17-12-2024
Resumo
A Cultura Maker (CM), com seu potencial para promover uma aprendizagem inovadora e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, destaca-se como uma abordagem promissora para a formação integral no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A CM tem como pressupostos a construção do conhecimento colaborativo, interdisciplinar, sempre compondo a aprendizagem entre teoria e prática, alinhando-se perfeitamente aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em sua abordagem de formação humana integral e emancipatória. Essa abordagem favorece não apenas o desenvolvimento técnico, mas também competências socioemocionais, criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas complexos, fundamentais para a formação de cidadãos preparados para os desafios contemporâneos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo compreender como a cultura maker e os espaços maker podem contribuir para a EPT. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando como bases de dados o Observatório do PROEPT e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Entre os resultados, identificou-se que, apesar de seu evidente potencial transformador, a pesquisa sobre a implementação da CM no contexto da EPT ainda é incipiente. Embora o interesse por práticas pedagógicas inovadoras na EPT esteja em crescimento, a análise revelou uma lacuna na investigação acadêmica que explora, de forma aprofundada, as contribuições da CM para o fortalecimento da EPT. Os resultados apontam o foco destes estudos junto ao ensino médio e fundamental em aplicação com os alunos; na formação de professores o ensino superior se destaca, enquanto os poucos resultados na EPT se concentram na gestão dos espaços maker. Essa carência de estudos mais específicos sobre a CM na EPT motiva a realização de pesquisas que busquem compreensão como a cultura maker e os espaços maker podem ser efetivamente integradas ao currículo, potencializando não apenas o aprendizado técnico, mas também promovendo uma educação mais engajada e voltada para a inovação tecnológica e social.
Palavras-chave
Educação Profissional e Tecnológica; Cultura Maker; Espaço Maker.
Texto completo:
PDF