Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O papel das bibliotecas e dos bibliotecários do IFRS na formação dos estudantes da EPT
Gabriela Pinheiro Anhaia, Andreia Modrzejewski Zucolotto, Andreia Modrzejewski Zucolotto

Última alteração: 17-12-2024

Resumo


O presente resumo consiste nos resultados parciais da pesquisa bibliográfica pertencente a uma dissertação de mestrado profissional em andamento. Tal dissertação busca identificar como os bibliotecários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) podem contribuir na formação de seus estudantes, sob a perspectiva da formação humana integral. Para tanto, a pesquisa aqui apresentada tem por objetivo mapear o papel das bibliotecas e dos bibliotecários no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e sua contribuição na formação dos estudantes, de acordo com a produção científica publicada entre 2008 e 2023 em três repositórios: Portal de Periódicos da CAPES, Brapci e Observatório ProfEPT. Foram recuperadas 482 produções científicas no total, dos quais, após passar pelas etapas de análise, 27 foram selecionadas para a leitura na íntegra. Concluiu-se que a produção científica da biblioteconomia no contexto da EPT está em desenvolvimento, identificando-se bastante preocupação com a identidade das bibliotecas da rede, bem como o estabelecimento de nomenclatura adequada. Observou-se que o letramento informacional é assunto bastante mencionado nos textos analisados, mas que as contribuições das bibliotecas na formação dos estudantes de forma mais ampla pode ser mais explorada.


Palavras-chave


Biblioteca multinível; Bibliotecários; Educação Profissional e Tecnológica.

Texto completo: PDF