Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O que quero ser quando crescer: ações integradas para auxiliar estudantes do ensino médio integrado a refletirem sobre as escolhas de carreira e a inserção no mundo do trabalho
Elisa Avila da Silva, Daniele dos Santos Fontoura, Rebeca de Souza Freitas, Gláucia da Silva Henge, Patrícia Rodrigues da Rosa

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


Os últimos anos do ensino médio costumam ser marcados por dúvidas e incertezas sobre o que fazer academicamente e profissionalmente após a conclusão. Paralelamente, os estudantes começam a vivenciar as primeiras experiências no mundo do trabalho e surgem, então, os desafios nessa inserção. Assim, o objetivo desse projeto de ensino é proporcionar ações que busquem trazer informação, formação e ferramental aos alunos dos últimos anos do ensino médio integrado do IFRS - Campus Canoas com vistas a contribuir para as escolhas acadêmicas e profissionais e para a inserção no mundo do trabalho. O público-alvo da ação foram os discentes dos terceiros e quartos anos dos cursos técnicos em Administração, Eletrônica e Desenvolvimento de Sistemas, totalizando 125 alunos. Partiu-se, inicialmente, de um mapeamento das preferências e projeções dos discentes sobre o futuro profissional e acadêmico, bem como uma avaliação diagnóstica sobre conhecimentos prévios. Posteriormente, foram realizadas ações, contando com o envolvimento direto de seis disciplinas dos cursos. Priorizou-se o uso de metodologias ativas de ensino aprendizagem como: a) oficinas de elaboração de currículo, leitura de editais e redação de cartas de apresentação; b) oficina sobre elaboração e uso da plataforma de emprego Linkedin; c) dramatização das fases da colocação de pessoal (admissão, demissão, recrutamento interno e externo, entrevista de seleção e entrevista de desligamento); d) dois bate-papos sobre oportunidades acadêmicas e profissionais em outras partes do Brasil; d) conversas com profissionais que atuam no mercado vinculadas a duas disciplinas da área técnica. Realizou-se, também, a I Feira das Profissões que contou com a participação de 47 egressos dos cursos técnicos do campus que estão cursando ou formados nas mais diversas áreas do conhecimento e vieram ao campus para conversar com os atuais alunos. Ademais, foi criado um perfil do projeto em uma mídia social, no qual, semanalmente, foi contada a história de um egresso dos cursos técnicos do Campus. Até o momento, 14 egressos compartilharam como foi o processo de decisão pela profissão que estão seguindo e avaliaram como está o mercado de trabalho. O conteúdo conta com 17 mil visualizações, ao todo. Como resultados, observou-se que o projeto funcionou como estímulo para o desenvolvimento de ações integradas entre disciplinas da área técnica e disciplinas propedêuticas. Por meio de avaliação aplicada ao final das ações, constatou-se que a maioria dos estudantes avaliou que aprendeu conteúdos que poderão auxiliar na carreira e na inserção profissional. Além disto, o projeto possibilitou uma maior interação entre os alunos de terceiros e quartos anos e também entre os discentes dos três cursos técnicos, sem falar na construção de networking entre alunos e egressos, o que poderá auxiliá-los na inserção no mundo do trabalho.

Palavras-chave


Profissão; Mundo do trabalho; Ensino técnico.

Texto completo: PDF