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Planta e Raiz III
Última alteração: 19-12-2024
Resumo
O projeto de Ensino é a continuidade do também projeto de ensino Planta e Raiz II. Então como esperado, anteriormente feito o plantio de árvores frutíferas nativas e exóticas no IFRS - Campus Alvorada. Ao total, foram mais de 30 mudas plantadas pelo terreno do campus. Como finalidade, fomentar discussões sobre práticas sustentáveis e alternativas com estudantes e servidores do Campus, pretende dar continuidade ao projeto desse ano. Como o objetivo futuro, há a possível também, inserção de novos elementos (orgânicos e naturais) a colheita de frutos, aos estudantes e servidores no Campus, é necessário que seja dado. Agora, seguindo com o manejo de cada muda plantada, abrirá outras frentes de trabalho no campus, a revisão de uma horta inspirada nos pressupostos agroflorestais, a criação/manutenção de um espaço de acolhimento e convivência ao ar livre, junto à área de inserção de encontros entre a comunidade, que entram no debate e aprendizagem, isso dependente de aulas ao longo do ano. Com o Campus Alvorada possuindo curso Técnico em Meio Ambiente, modalidade Integrado ao Ensino Médio, surge a possibilidade de dar continuidade ao projeto anterior. A partir de problematizações das questões ambientais em disciplinas curriculares, como nas disciplinas de Ciências Naturais e Ambiente, Saúde e Sociedade imagina-se o quanto um pomar, uma horta e aulas que possam motivar o debate da ecológico, das práticas sustentáveis e de uma alimentação saudável. Sobre as ações do projeto pode-se destacar o manejo das mudas (nativas e exóticas) plantadas anteriormente, o novo incentivo para o cultivo de uma horta agroflorestal, e dar segmento ao espaço de lazer e de estudos ambientais no campus Alvorada. Os bolsistas selecionados para o projeto atuam nas 3 frentes de trabalho, sendo a manutenção e o manejo das árvores frutíferas é feito semanalmente, com pelo menos, 1h hora de dedicação de cada bolsista, incluindo trabalhos como regagem, poda, adubação do solo e a proteção contra insetos indesejáveis. Retomando a horta, se pretende fazer de maneira participativa, a consulta a comunidade escolar (assim como foi feito com as mudas do projeto anterior) sobre os desejos de plantio, considerado que, o cultivo é frequente no projeto atual. Para os alunos, (cursando o Téc. em Meio Ambiente), é finalmente de forma ampla, aplicado debates de estudos ambientais (no ambiente que se encontra o projeto) que são feitos em horários de aula para abarcar tanto estudantes/servidores de ambos os turnos, tendo em contribuição rodas de leitura e conversa em grupo.
Palavras-chave
aprendizagem, manejo, cultivo
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