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Competências socioemocionais em cena: uma análise sobre o cinema de animação para práticas educativas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vanessa Bier, Samantha Dias de Lima

Última alteração: 17-12-2024

Resumo


Este trabalho é um recorte da pesquisa iniciada no Programa de Pós Graduação - Mestrado Profissional em Educação Básica do IFRS – Campus Farroupilha, na Linha de Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas na Educação Básica. O campo empírico é o cenário das competências socioemocionais na Educação Básica na etapa dos anos iniciais e o papel do cinema de animação como ferramenta pedagógica. O objetivo geral é identificar as competências socioemocionais nas animações selecionadas a fim de analisar como podem ser incorporadas em práticas pedagógicas. O problema da pesquisa centra-se em como as competências socioemocionais retratadas em obras de cinema de animação podem colaborar nas práticas pedagógicas nos anos iniciais da educação? A metodologia utilizada é uma revisão integrativa da literatura, que busca sintetizar o conhecimento existente sobre o tema. Foram selecionadas cinco animações que abordam questões socioemocionais: Divertida Mente (2015), Coco (2018), O Livro da Vida (2014), Procurando Nemo (2003) e Toy Story (1995). Os resultados da revisão integrativa até agora indicam que as narrativas do cinema de animação podem enriquecer o repertório cultural dos alunos, transformando o ambiente escolar em um espaço de aprendizado colaborativo e dinâmico. Autores como Goleman (1995) e Robinson (2015) destacam a educação socioemocional como um pilar fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. As considerações parciais sugerem que o cinema de animação é um recurso pedagógico valioso, proporcionando narrativas que abordam as competências socioemocionais. Essas produções não apenas capturam a atenção das crianças, mas também criam oportunidades para reflexões profundas sobre relações interpessoais e desenvolvimento educacional e emocional. A utilização dessas animações nas práticas educativas apresenta-se proveitosa para preparar os alunos para um mundo cada vez mais complexo, promovendo um aprendizado dinâmico que favorece o crescimento cognitivo, social e emocional. A investigação terá como desdobramento na próxima etapa a qualificação da proposta de mestrado e o desenvolvimento do produto educacional em forma de um roteiro de curadoria de cinema de animação que retrata questões socioemocionais, com potencial de colaborar na aprendizagem dos discentes e nas práticas pedagógicas docentes.


Palavras-chave


Competências Socioemocionais, Educação, Cinema de Animação

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