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Oficinas esportivas IFRS - Campus Veranópolis: percepções dos estudantes sobre o projeto
Última alteração: 18-12-2024
Resumo
O presente trabalho busca compreender a função e o significado do projeto “Oficinas esportivas do IFRS - Campus Veranópolis” a partir das percepções dos alunos participantes. Tal projeto, submetido e aprovado no edital de fomento a projetos de ensino no ano de 2024, teve como objetivo proporcionar e desenvolver atividades esportivas para além das aulas de educação física, tornando-se necessário em virtude da procura dos estudantes por mais momentos de vivências esportivas e preparações para alguns jogos nos quais o campus participa, tais como: JIFRS, JERGS e Jogos da Semana do Estudante da cidade de Veranópolis. Dessa forma, este estudo justifica-se pela crescente relevância dos esportes na formação dos jovens, promovendo não só o bem-estar físico e mental, mas também um ambiente de desenvolvimento individual e coletivo de grande importância para o crescimento do indivíduo. A pesquisa também visa explorar as percepções dos alunos quanto aos benefícios e desafios do projeto, incluindo aspectos como a preparação para competições, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de autoconfiança. Para isso, foi utilizada a metodologia qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um formulário online para alunos participantes do projeto responderem de forma anônima. Os resultados obtidos revelam que, de forma geral, o projeto é visto como uma oportunidade de melhoria da saúde física e mental, por proporcionar um ambiente saudável e inclusivo, onde alunos de diferentes níveis de habilidade podem participar. No entanto, também foram identificados pontos negativos, especialmente no que diz respeito ao favoritismo e à desigualdade nas oportunidades oferecidas, o que desmotivou alguns participantes. Nesse sentido, cabe ressaltar que o esporte competitivo acaba por ser excludente em alguns momentos. Dentre as sugestões para a melhoria do projeto, destacam-se: a realização de mais treinos focados e uma melhor estruturação das equipes, de modo a garantir que todos possam usufruir das mesmas oportunidades. Deste modo, conclui-se que o projeto esportivo escolar cumpre um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, mas ainda há desafios a serem superados no que diz respeito à igualdade de oportunidades e motivação. Em suma, o esporte escolar, quando bem estruturado, tem o potencial de promover o bem-estar físico e mental, além de incentivar a inclusão e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida.
Palavras-chave
Esporte; Escola; Discentes
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