Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Produção de artigos científicos relacionados com a tecnologia
Rafaela Matsubara Caruso, Anelise Lemke Kologeski

Última alteração: 28-12-2024

Resumo


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística identificou em 2023, que 72,5 milhões de domicílios tinham acesso à Internet (92,5%) no Brasil. Muitos são os impactos e transformações proporcionados pela tecnologia em nossas vidas, e estudar sobre essa vasta temática junto com a metodologia de leitura e escrita de artigos científicos dissemina o acesso a conhecimentos tecnológicos, assim como familiariza o estudante bolsista com o formato de uma pesquisa científica, visando determinado aprofundamento acerca das grandes inovações da tecnologia, que gradativamente chegam aos usuários sem instruções adequadas. O projeto objetiva instigar os participantes, alunos do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, a pesquisarem sobre áreas da tecnologia de seu interesse, trazendo isso à tona através de publicações técnicas para que outras pessoas possam ler e compreender os mais diversos temas que envolvem a tecnologia de forma fácil e acessível, propagando o aprendizado. Para o desenvolvimento dos artigos realizados dentro desse projeto de pesquisa, cada participante atuou efetivamente na investigação e escrita de pelo menos um  trabalho, pesquisando sobre os conceitos relacionados à tecnologia e buscando investigar diferentes recursos em uma determinada área de conhecimento tecnológico, a critério de cada um. Até então, já foram produzidos 5 trabalhos completos, todos encaminhados para publicação. Inicialmente, foi idealizado o artigo “A Relação entre a Inteligência Artificial e a Informática Interdisciplinar”, enviado à revista ScientiaTec. Posteriormente, os textos “As Contribuições da Tecnologia na Enchente do ano de 2024 no Estado do Rio Grande do Sul”, “Recursos Tecnológicos de Apoio durante a Inundação no Rio Grande do Sul em 2024” e “As Restrições Impostas pela Tecnologia durante a Inundação” foram escritos e enviados para o edital de Memórias da Catástrofe Climática do IFRS, que irá publicar relatos dos alunos e servidores, sobre a inundação que aconteceu em maio de 2024 no RS, em um livro. Além desses trabalhos, o artigo “Inclusão Digital no Litoral Norte Gaúcho” também foi desenvolvido e enviado para o Workshop de Inclusão e Pensamento Computacional junto ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação, e o trabalho “Recursos Tecnológicos Utilizados na Olimpíada de Paris 2024” ainda está sendo finalizado, para ser enviado para o Boletim de Pesquisa e Inovação Publica-IFRS. Diante do exposto, confirma-se a necessidade de um projeto que una a disseminação da informação voltada à tecnologia com a prática de leitura e escrita científica. Ao longo do projeto, os estudantes envolvidos foram capazes de se habituar com o modelo de escrita proposto, do mesmo modo que puderam compartilhar suas descobertas com a população e ter a oportunidade de publicar o seu trabalho e comparecer a eventos para apresentar e divulgar os trabalhos desenvolvidos.

Palavras-chave


artigo; tecnologia; informação

Texto completo: PDF