Tamanho da fonte:
Os recursos utilizados para o aprendizado na monitoria de informática no campus Sertão.
Última alteração: 20-12-2024
Resumo
No ano de 2023, os alunos do curso técnico em manutenção e suporte em informática (TMSI) do IFRS Campus Sertão sugeriram a criação de uma bolsa para monitoria para as disciplinas da área técnica para obterem um melhor desempenho nesses componentes, pois apresentam dificuldades que podem ser trabalhadas dentro do curso. Pensando nisso, foi submetida a bolsa de monitoria de informática para o ano de 2024, com os objetivos de: melhorar o desempenho acadêmico geral do estudante; desenvolver habilidades de um estudante ativo, ou seja, proporcionando espaços para questionamentos, dúvidas, etc, com seus pares para que, em momentos na sala de aula, o estudante também o faça com o professor; desenvolver habilidades de organização, autonomia, gerência de tempo para o estudante e; criar condições para a iniciação da prática da docência, através de atividades de natureza pedagógica, desenvolvendo habilidades e competências próprias desta atividade; empatia e resiliência; oportunizar ao aluno monitor a experiência na função de orientador através do exercício de monitoria. A monitoria atua como uma ferramenta de apoio às disciplinas de lógica de programação, arquitetura de computadores, introdução a informática (que foram os focos do projeto), redes de computadores, prática de hardware, segurança da informação e sistemas operacionais, oferecendo um ambiente acolhedor aos estudantes que desejam reforçar seus conhecimentos. Algumas das atividades e metodologias utilizadas foram a depuração manual de códigos (interpretação linha a linha), o aprofundamento nas estruturas dos computadores, a criação autônoma de jogos interativos por parte dos alunos, a criação de um instagram com postagens semanais sobre informática e a integração com outros projetos de ensino. A participação nas atividades pode ser por indicação do professor responsável pelos componentes, mas a maioria dos participantes procurou a monitoria por iniciativa própria. Dentro das atividades realizadas, houve a parceria com o projeto de ensino campo cultural, com a exposição do filme “Jogador número 1”, e a competição técnica entre os alunos com prêmios proporcionados pelo Sertão Maker. Os resultados da monitoria se mostram satisfatórios de acordo com os dados de quê: 65% dos alunos que participaram da monitoria, antes da primeira prova da área técnica, atingiram a média nesta, representando aproximadamente 68% de todos os alunos que conseguiram esse feito, além de que 76% dos alunos que participaram da monitoria melhoraram suas notas da primeira para a segunda prova, demonstrando a eficácia do projeto em seu propósito. Em suma, efeitos muito positivos puderam ser sentidos devido ao trabalho realizado no respectivo projeto, gerando um impacto importante, melhora na didática dos bolsistas e se mostrando no Campus um projeto ativo com influência grande e direta na vida dos discentes.
Palavras-chave
Informática; Educação; Monitoria.
Texto completo:
PDF