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Explorando a Evolução: um projeto de monitoria em Biologia
Fernanda Dal Alba Pomagerski, Janaína De Nardin, Isadora Silveira da Silva, Alice de Farias Barra, Natiele dos Santos Santos

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


A Evolução Biológica é um tema central na Biologia, percorrendo todas as suas áreas de estudo e sendo um eixo integrador. Conhecer biologia evolutiva permite desenvolver pensamento crítico sobre a relação entre os organismos e seu ambiente, resultando numa apreciação mais profunda da vida na Terra. Apesar da sua importância, o ensino de Evolução muitas vezes é considerado desafiador. O projeto de ensino “Mais Ciência: Monitoria de Biologia” apresenta-se como uma estratégia auxiliar neste desafio. Este projeto busca melhorar a relação didático-pedagógica em termos de conteúdo e aplicação, através da participação dos monitores nas aulas de Biologia. No contexto do ensino de evolução, a atuação dos monitores objetiva auxiliar os estudantes a compreender a diversidade biológica, sua classificação e a interconexão entre as espécies, assim como os fundamentos da evolução. A metodologia incluiu reuniões semanais para o planejamento e a organização das aulas com a professora orientadora, a preparação do Laboratório de Ambiente e Saúde para a realização de atividades práticas, a revisão dos conteúdos antes das aulas, e uma saída técnica ao Museu de Paleontologia da UFRGS. As turmas atendidas foram dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS - campus Alvorada, no turno da tarde, nas aulas de Ciências Naturais I, com uma turma no primeiro semestre de 2024 e a outra no segundo. Como resultados, destacam-se as seguintes atividades: uma sobre a idade da terra, que transformou o tempo geológico em uma escala métrica; uma prática sobre seleção natural e adaptação com borboletas de papel camufladas; outra sobre seleção natural utilizando grãos e ferramentas para representar bicos de tentilhões; um jogo de cartas, sobre classificação dos seres vivos; e uma atividade com botões, sobre classificação e cladogramas. Até o momento, apenas uma das turmas visitou o museu. Com a realização dessas atividades, foi possível oferecer diferentes oportunidades para compreender a importância do estudo da origem da vida, da evolução biológica e da forma como a classificação dos seres vivos reflete as relações evolutivas entre os organismos. A participação dos monitores nas aulas possibilitou que os estudantes fossem melhor atendidos, uma vez que, especialmente em atividades práticas, é desafiador para o professor atender a um grande número de alunos simultaneamente. Os estudantes atendidos pela monitoria mostraram-se entusiasmados com as aulas práticas, e participaram ativamente das atividades propostas. Quanto à visita ao museu, destacaram que foi interessante e que aprenderam bastante. Para as monitoras, participar do projeto como educadoras foi proveitoso, já que ensinar consolida conhecimentos. O projeto enriqueceu o aprendizado dos estudantes e reafirmou a importância da evolução como uma chave para compreender a diversidade e as interações entre os seres vivos e seu ambiente, preparando-os para enfrentar os desafios ambientais e sociais atuais.



Palavras-chave


Biologia Evolutiva; Ensino; Atividades Práticas.

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