Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Conversas em Jogo: oficinas sobre temas contemporâneos
João Victor Lampert Padilha, Vanessa Bugs Gonçalves, Vanessa Soares de Castro, Talita Luiza de Medeiros Ferro, Ana Paula De Almeida

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


O presente projeto surgiu da necessidade de abordar temas que impactam a sociedade e a vida escolar e que podem interferir no desempenho acadêmico dos alunos, bem como na formação integral dos sujeitos.  Nesse sentido, o objetivo é  levar ao cotidiano acadêmico rodas de conversas e diálogos acerca de assuntos contemporâneos, muitas vezes vivenciados e calados pelos indivíduos. O projeto procura desmistificar assuntos como bullying, racismo, diversidade sexual, relacionamentos abusivos, e demonstrar que a superação das dificuldades das vivências estudantis se dá através de diálogos e relações saudáveis que se estabelecem no espaço escolar, entre os pares e orientados por supervisores, orientadores e professores. Metodologicamente, o projeto ofertou oficinas temáticas sobre bullying, empatia e ansiedade, que estimularam o desenvolvimento do senso crítico em relação ao mundo em que vivem. Essas oficinas também buscaram incentivar a construção de relações sociais saudáveis e práticas de autocuidado. Todavia, houve pouca procura nas oficinas, uma vez que a participação era por adesão espontânea. Nesse sentido, ainda é preciso avaliar como promover maior adesão do público alvo nos momentos das oficinas. Além das oficinas, o setor de Assistência Estudantil utilizou de suas redes sociais para compartilhar reflexões e questionamentos sobre os temas, ampliando o alcance das discussões. Entende-se que as atitudes estimuladas no projeto puderam proporcionar a construção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo, além de promover a formação integral do estudante. Buscou-se, portanto, intervir e contribuir na formação dos sujeitos, a fim de que sejam capazes de interferir de modo construtivo, crítico e empático na sociedade e realidade vivida, por meio dos diversos diálogos e trocas produzidos ao longo do desenvolvimento deste projeto, com vistas a não só pensar no espaço escolar, mas proporcionar ao estudante a formação integral.



Palavras-chave


Formação Integral; Oficinas; Diálogos.

Texto completo: PDF