Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Química para o Ensino Superior do IFRS-Campus Bento Gonçalves
Eduardo Vargas Spat, Roberta Schmatz

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


A disciplina de Química Geral é uma das disciplinas ofertadas aos alunos ingressantes na instituição aos cursos de Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Viticultura e Enologia, Tecnologia em Alimentos e Tecnologia em Horticultura. Nesta disciplina se aprendem conceitos básicos e fundamentais da química, ligações químicas, propriedades físicas e químicas de compostos, reações químicas, cálculos estequiométricos, estudo e preparo de soluções de laboratório e funções inorgânicas. Com isso, tendo uma grande complexidade em seu conteúdo programado, muitos alunos vêm apresentando certas dificuldades neste componente curricular, muito atrelado a deficiência de aprendizado no período de nível médio e que se tornaram ainda mais comuns após o período da pandemia do COVID-19. Pensando em uma maneira de ajudar estes alunos que possuem maior dificuldade neste conteúdo, a monitoria voltada especificamente para esta matéria torna-se de extrema relevância por ser um meio de tirar as dúvidas que ficaram após a aula e também aprimorar os conhecimentos do discente, assim buscando despertar ainda mais interesse do mesmo e fazendo que se tenha um melhor aproveitamento do conteúdo passado pelo professor. Assim, a monitoria para as disciplinas de Química Geral dos cursos superiores do IFRS-Campus Bento Gonçalves teve como objetivos auxiliar os alunos na realização de exercícios, revisão de conteúdo para avaliação, identificar os conteúdos aos quais os discentes apresentam maior dificuldade de entendimento, desenvolver materiais didáticos com o intuito de aumentar o entendimento da matéria com a disponibilização de vídeo aulas online. O projeto então se torna interessante por integrar métodos de ensino híbrido, realizando atividades presenciais com materiais online, e ao criar um espaço colaborativo em que os alunos podem interagir entre si e com o monitor, além de auxiliar a desenvolver o querer saber em aulas experimentais. Esta metodologia trabalha com a situação problema e faz com que o aluno desenvolva um senso crítico, além de ser importante para poder mapear alguma dificuldade do discente, que são usados para ajustar as estratégias de ensino e criar materiais didáticos sob medida, reforçando o compromisso com a pesquisa e inovação em práticas pedagógicas. Foi estabelecido, um horário e local para atendimento e confeccionado um cartaz para divulgação e estímulo aos alunos para participação da monitoria de Química. O monitor do projeto ficou à disposição dos alunos que necessitam de ajuda tirando as dúvidas e que ficaram após as aulas, com leituras de materiais de apoio, relatórios e realização de exercícios. O projeto ainda está em desenvolvimento e seguirá até o fim de 2024. Desta forma, o projeto busca atender de forma crucial os alunos ingressantes que apresentam dificuldades promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz e que contribui para um bom desempenho acadêmico e êxito dos estudantes na disciplina.

Palavras-chave


química geral; monitoria; ensino-aprendizagem

Texto completo: PDF