Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de apoio pedagógico para estudantes do segundo ano do curso Técnico em Eletrônica
Eduarda Dos santos Innocente, Alexsandro Cristovão Bonatto

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


As componentes curriculares da área de Eletrônica integrantes do currículo do segundo ano do curso Técnico em Eletrônica vem estimular no estudante a capacidade de compreender e aplicar os fundamentos teóricos de lógica digital, da matemática e dos circuitos elétricos para fazer sua a análise e síntese na implementação de projetos. Como metodologia de aprendizado, costuma-se intercalar o desenvolvimento de conteúdo teórico em sala de aula, com atividades de exercícios e com atividades práticas em laboratório. Tais atividades práticas são importantes para que o/a estudante possa transpor o conhecimento abstrato utilizando recursos concretos. Este projeto tem por finalidade principal desenvolver ações dentro da sala de aula que permitam dar apoio pedagógico aos discentes das componentes curriculares da área técnicas do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Restinga. Como objetivo principal, busca-se fortalecer a aprendizagem dos novos conceitos teóricos e práticos tratados no segundo ano a partir dos conhecimentos subsequentes da área, além de buscar apoiar os discentes através da transversalidade de conhecimentos entre as componentes. A atuação da bolsista como monitora é participar ativamente das aulas semanais, proporcionando um suporte contínuo e integrado ao processo de ensino-aprendizagem. O foco é atender às dificuldades dos alunos, promovendo a troca de conhecimentos. Percebe-se ao longo da implementação das ações de monitoria, iniciadas no primeiro semestre letivo de 2024 com mais de 40 estudantes do curso organizados em duas turmas, uma contribuição para a melhoria do desempenho acadêmico. Os estudantes participantes buscam o apoio pedagógico com a monitora para as atividades práticas em sala de aula, que os auxilia na compreensão dos novos conhecimentos teóricos e na aplicação em atividades práticas. Além disso, a monitora auxilia o professor orientador em um trabalho prático avaliativo, onde os estudantes estão desenvolvendo uma placa de circuito impresso aplicando conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas. O papel da monitora contempla o auxílio aos estudantes no projeto e na fabricação, contemplando: a escolha de tema de projeto; o desenho do circuito esquemático; a verificação de funcionamento do circuito; e o desenho do leiaute da placa eletrônica que será fabricada. Assim, o projeto auxilia os estudantes do curso e reforça o conhecimento da monitora pela aplicação da construção do conhecimento, trazendo um maior significado ao conteúdo abordado.



Palavras-chave


Eletrônica; Apoio pedagógico; Ensino.

Texto completo: PDF