Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Área didática para a realização de atividades práticas em plantas de lavoura
joao pedro sassett, Fernando Machado dos Santos, Cleiton Dalaqua Picoli, Jean Carlos Petrikoski, Hugo Bergmann, Luan Razera Pereti, Roniel Lima da Silva, Alan Victor Arnold

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


Já é de conhecimento de todos que os estudos na parte teórica aplicados a parte prática auxiliam muito mais os alunos no contexto de aprendizado e adequação de conceitos básicos de manejo de uma lavoura e de plantas de interesse agricola. Nesse contexto, o objetivo deste projeto é proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprimorar seu aprendizado por meio de aulas práticas e monitoramento na área de cultivo de plantas, com foco especial em culturas agrícolas. A intenção é auxiliar os alunos em suas atividades acadêmicas e permitir que acompanhem de perto o desenvolvimento das plantas cultivadas. A área dedicada ao projeto é tratada como um ambiente de aprendizagem e como uma vitrine de culturas, bem como para saber as diferenças de ciclos, morfologia, pois nem todas as culturas possuem o mesmo ciclo de desenvolvimento. Por meio dessa abordagem de ensino prático, os alunos podem aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula na prática, o que resulta em uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos teóricos. Além disso, a monitoria oferecida como parte do projeto desempenha um papel fundamental. Ela serve como um recurso importante para os alunos superarem dificuldades, aprofundarem seu entendimento e desenvolverem habilidades e competências essenciais para sua formação profissional. Tanto a assistência individualizada quanto o trabalho em grupo permitem aos alunos dúvidas específicas e obter orientação especializada. Este projeto tem o potencial de enriquecer o currículo do aluno, uma vez que os conhecimentos adquiridos pelo mesmo são diretamente transferíveis para a prática profissional no mercado de trabalho. Como resultado, os estudantes ficarão mais bem preparados para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em suas carreiras futuras, buscando uma formação mais completa e consistente. Os resultados positivos desse projeto podem ser obtidos no desempenho e no engajamento dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Sertão. Eles demonstram maior interesse nas aulas e uma atitude proativa em sala de aula, refletindo o sucesso dessa abordagem prática e educacional.


Palavras-chave


Atividades práticas; Formação Profissional; Conhecimento;

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