Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Para além do verbo to be: os letramentos digitais ressignificando o ensino de inglês
Indyele Fraga Grassi, Rafaela Fetzner Drey

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


No ensino de inglês em escolas, públicas surgem questões que afetam o alcance dos objetivos estabelecidos pelos documentos oficiais em relação ao ensino de uma língua estrangeira, e é evidente a necessidade da formação continuada para os docentes, visto que muitos enfrentam dificuldades em atingir um nível de proficiência satisfatório na língua lecionada apenas com a formação inicial. Nesse sentido, este projeto teve como objetivo contribuir com a formação inicial e continuada de professores de inglês através do desenvolvimento de materiais digitais que promovessem práticas de ensino mais eficazes nas escolas públicas da região. A pesquisa se propôs a construir uma plataforma digital, em formato de repositório, contendo materiais didáticos digitais atualizados para ensinar as quatro habilidades linguísticas da língua inglesa (reading, listening, writing e speaking), vocabulário e elementos de gramática construídos pelos estudantes do curso de letras do IFRS, campus Osório. As atividades serão disponibilizadas gratuitamente para os professores de inglês das escolas, potencializando o desenvolvimento de novas habilidades de letramento digital dos estudantes. O uso de atividades multimodais, a partir de gêneros digitais (a exemplo das propostas no repositório), amplia as possibilidades de atuação dos alunos nos contextos digitais atuais. Dessa forma, além de aprimorar as práticas de ensino do curso de letras na formação inicial dos licenciandos, buscamos oferecer novas perspectivas de aprendizado da língua aos alunos de escolas públicas, promovendo a formação continuada dos professores que participarão da testagem da plataforma tecnológica. Neste contexto, o repositório oportunizará a formação de uma comunidade de prática digital, mediante a criação e compartilhamento colaborativo de recursos didáticos, contribuindo com o papel social da instituição. Como primeiros resultados da iniciativa, destacamos o desenvolvimento do protótipo do site onde serão fornecidos os materiais, catalogação da contribuição dos licenciandos de letras e sua inserção na plataforma. As atividades estão sendo organizadas em worksheets (que servirão como material para reforço do conteúdo) e atividades adaptáveis, que os professores poderão ajustar conforme suas necessidades, permitindo que atuem como designers didáticos. Com isso, esperamos fortalecer a qualidade do ensino de inglês nas escolas públicas da região, disponibilizando recursos digitais alternativos e acessíveis aos professores, e proporcionando o desenvolvimento do letramento digital em língua inglesa tanto dos estudantes da escola básica quanto dos docentes.

Palavras-chave


Formação docente; Saberes docentes; Análise discursivo-textual.

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