Última alteração: 17-12-2024
Resumo
Experimentoteca do campus Feliz: democratizando o ensino de ciências
Giovana Schu da Silva¹ e Alessandra Smaniotto².
¹Estudante e 2Professora do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) — Campus Feliz. Feliz, RS, Brasil.
[email protected], [email protected]
A Experimentoteca tem como objetivo principal a democratização do acesso ao conhecimento científico, oferecendo kits didáticos itinerantes desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as áreas das Ciências da Natureza. Com o intuito de incentivar a educação científica em escolas da região, os kits são valiosas ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem das ciências de forma prática, interativa e conectada ao cotidiano dos estudantes. Os materiais fornecidos nos kits permitem a realização de atividades experimentais em pequenos grupos, promovendo a curiosidade e o pensamento crítico. A ideia do projeto surgiu diante da carência de espaços e recursos adequados para a realização de atividades experimentais nas escolas da região. A metodologia adotada inclui a pesquisa teórica alinhada às habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o teste prático dos experimentos, a elaboração dos roteiros e a organização dos kits. Além dos materiais necessários para os experimentos, cada kit acompanha um roteiro detalhado, que inclui informações sobre público-alvo, objetos do conhecimento, habilidades e competências da BNCC e do Referencial Gaúcho, objetivos de aprendizagem, referencial teórico, resultados esperados e sugestões de contextualização. Atualmente, dois kits estão disponíveis para empréstimo: "O cupcake químico e as transformações químicas" e "Descarte adequado de resíduos sólidos: uma responsabilidade coletiva". Esses kits são disponibilizados por meio de um formulário acessível por um link na rede social do projeto no Instagram. Na página, o público encontra detalhes sobre os kits, como roteiros das atividades, imagens dos materiais e experimentos. O desenvolvimento de novos kits está em andamento. Os resultados preliminares demonstram um grande interesse das escolas pelo projeto e revelam que a utilização dos kits contribui significativamente para despertar o interesse dos estudantes pelas ciências. Com isso, acredita-se que a Experimentoteca pode aproximar a ciência das comunidades, promovendo o letramento científico e desempenhando um papel crucial na construção de uma educação transformadora e inclusiva.
Palavras-chave: ciências; kits didáticos; educação.