Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Sece - Suporte Especializado de Controle de Estágios
Kauã da Cruz Klassmann, Sandro Oliveira Dorneles, Guilherme Martins Glaeser

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O IFRS Campus Feliz oferece diversos cursos de nível médio e superior, proporcionando aos alunos a oportunidade de realizar estágios, que podem ser obrigatórios para a conclusão do curso ou opcionais, com o objetivo de aproximar os estudantes do mercado de trabalho nas áreas relacionadas aos seus estudos. O campus conta com um setor específico responsável pela organização e controle dos estágios, gerenciando as interações entre os alunos e as empresas envolvidas no processo. Durante o estágio, os alunos precisam entregar diversos documentos e relatórios, desde o início até o término de suas atividades. No entanto, esse processo frequentemente gera dúvidas sobre os procedimentos, etapas e prazos. A crescente demanda por informações, em sua maioria sobre questões semelhantes, sobrecarrega o setor de estágios com perguntas repetitivas, tornando o atendimento manual ineficiente. Diante desse cenário, surgiu a necessidade de automatizar as respostas a essas dúvidas recorrentes, de modo a agilizar o processo e melhorar a eficiência do atendimento. Foi então que propusemos o desenvolvimento da SECE, um chatbot capaz de auxiliar de forma automática na resolução de dúvidas relacionadas ao fluxo necessário para a realização de estágios. Para o desenvolvimento da SECE, utilizamos o framework Rasa, uma tecnologia de código aberto focada em criar chatbots inteligentes, juntamente com outras ferramentas. O objetivo principal é fornecer respostas automáticas e precisas para as perguntas mais frequentes dos alunos, diminuindo a carga de trabalho do setor de estágios e melhorando a experiência dos usuários. Como resultado parcial do projeto, já obtivemos um protótipo funcional da SECE, que responde às principais dúvidas dos alunos. A expectativa é que o chatbot seja integrado aos sistemas do campus no futuro e que possa servir como base para o desenvolvimento de outros chatbots voltados para diferentes áreas e processos, trazendo mais agilidade e eficiência para outros setores do IFRS Campus Feliz.

Palavras-chave


chatbot; estágios; automação; assistente conversacional.

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