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Pedagogia crítica e educação em computação: um repositório de ideias
Nícolas Soldi Kochhann, Vinicius Hartmann Ferreira

Última alteração: 27-12-2024

Resumo


O mundo em que vivemos tem sido cada vez mais influenciado e impactado pelo uso de recursos tecnológicos de comunicação e de informação. Assim, é urgente que a educação em computação promova a emancipação das pessoas por meio da reflexão sobre o limite dos dados e dos softwares. Esta abordagem de educação em computação encontra ecos na Pedagogia Crítica, de Paulo Freire, e na Pedagogia Engajada, de Bell Hooks. Ao construírem bases para uma educação libertadora, estas pedagogias estimulam o pensamento crítico, a conscientização diante do mundo e a valorização de todas as pessoas que participam do processo de ensino e de aprendizagem. Uma das formas práticas de implementar a educação libertadora é por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que consiste no desenvolvimento de um projeto a partir de uma questão ou âncora norteadora através da cooperação para a resolução de um problema real. Partindo disso, este trabalho apresenta uma plataforma web desenvolvida com o objetivo de servir como repositório para ideias de projetos baseados na integração entre Pedagogia Crítica e ABP. Na plataforma é possível inserir novas ideias e também pesquisar por ideias já cadastradas. Como elemento integrador, no momento da criação é necessário que o projeto seja vinculado a um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Como resultado do projeto está a plataforma web desenvolvida, que está disponível de forma gratuita. Na continuidade do projeto serão realizados testes de usabilidade e de cadastro de novas ideias de projetos.

Palavras-chave


ABP; Pedagogia Crítica; Informática

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