Tamanho da fonte:
A importância do protagonismo estudantil para o projeto Campo Cultural
Última alteração: 19-12-2024
Resumo
O projeto de ensino “Campo cultural: um espaço/tempo para a experiência estética” que existe desde 2016, visa promover a inserção de diferentes aspectos culturais na vida dos estudantes de forma prática e abrangente, seja através do cinema, diálogos, música ou demais formas de expressão. Tendo em vista essa perspectiva, nota-se que a participação ativa dos estudantes é essencial para promover atividades que envolvam a comunidade acadêmica do IFRS - Campus Sertão, exigindo dos bolsistas e voluntários diferentes habilidades como liderança, comprometimento, organização, proatividade e criatividade. Contudo, as enchentes que assolaram o estado do Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024, concomitante à greve dos Institutos Federais interromperam o processo presencial do projeto. No entanto, esses fatos acabaram contribuindo para que os bolsistas criassem alternativas para dar conta da continuidade do projeto de forma virtual e, dessa forma, destacaram-se pelo protagonismo. Sendo assim, foi necessário adaptar a dinâmica de trabalho à distância; como a realização do Cine de quinta, principal atividade do projeto tornou-se inviável, os bolsistas sugeriram encontros virtuais para discutir filmes, sendo que esses teriam visto a priori. Esses filmes foram escolhidos a partir da discussão entre bolsistas e coordenadoras sobre temas que facilitariam o diálogo da situação vivenciada naquele contexto, entre os participantes. Filmes que trouxessem a temática da elaboração do luto sobre perdas foram elencados. Após esse momento de transição e com a volta presencial foi notável a autonomia e o interesse conquistado pelos bolsistas. Convocaram reuniões, propuseram a mudança de logomarca porque entenderam que a atual já não identificava o projeto, sugeriram a criação de atividades voltadas para a dinâmica do cotidiano dos alunos, como encontro alusivo ao vinte de setembro e festa de halloween são alguns exemplos. Como resultados parciais, verificou-se o empenho dos bolsistas em diversificar as ações realizadas, bem como proporcionar a remodelação da identidade visual do projeto. Além disso, vários estudantes aderiram ao projeto como voluntários e houve um aumento significativo de alunos participantes das atividades. Cresceu a movimentação no Instagram com aumento de engajamento e de visualizações nas postagens. Conclui-se que as iniciativas oriundas dos estudantes integrantes do projeto foram essenciais para o desenvolvimento do mesmo, contribuindo para a sua expansão e inserção da diversidade cultural na vida escolar dos discentes do Campus Sertão, principal objetivo do projeto.
Palavras-chave
Protagonismo;Habilidades;Diversidade
Texto completo:
PDF