Última alteração: 17-12-2024
Resumo
O presente estudo é parte da pesquisa desenvolvida para o curso de Mestrado Profissional em Educação Básica (IFRS). Ainda em fase inicial, a pesquisa tem como objeto de análise a Literatura de temática africana, afro-brasileira e indígena encontrada em obras literárias distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), no segmento Literário, edição 2022. A escolha da temática justifica-se pela necessidade emergente do ensino das relações étnico-raciais na Educação Infantil, suscitando a inserção de ações afirmativas, neste caso, potencializadas pelo material literário. O objetivo principal é investigar como se dá a representatividade da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena nas obras literárias destinadas à Educação Infantil distribuídas a partir do PNLD Literário 2022, em concordância com os propósitos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Para atingir este objetivo, o percurso metodológico ampara-se em dois eixos, o primeiro de viés teórico exploratório e o segundo destinado para a investigação das obras literárias selecionadas para a pesquisa, reconhecendo que esses dois eixos se complementam. As ações de mapeamento e da quantificação dos materiais distribuídos pelo PNLD na edição de 2022 trazem respostas quanto à presença da literatura africana, afro-brasileira e indígena nos acervos do Programa. Desse modo, como resultado parcial, observa-se que somente 13 obras literárias foram encontradas para o momento de análise textual, sendo que 10 estão relacionadas à temática africana e afro-brasileira e apenas 3 à temática indígena, considerando um total de 270 obras literárias que integram os cinco acervos examinados. Por conseguinte, infere-se que o PNLD é atuante enquanto política pública de inserção da literatura no ambiente escolar, contudo, o quantitativo de material literário das temáticas pesquisadas está restrito a um baixo número de obras. As considerações finais ressaltam a necessidade de estudos e de produções literárias voltadas para a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, direcionadas à inserção da temática africana, afro-brasileira e indígena. Por fim, ressalta-se que este estudo encontra-se em fase de construção, dessa forma, espera-se que os dados e as informações colhidas oportunize a projeção de um produto educacional que possa atender às necessidades da sociedade brasileira.