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Estudo teórico-discursivo da palavra: plasticidade, coercitividade e sentido
Yasmim Jacondino das Neves, Adriana Danielski Batista, Sofia de Souza Barreto

Última alteração: 18-12-2024

Resumo


O presente trabalho integra o projeto de ensino intitulado “O Ensino de Língua Portuguesa sob perspectiva dialógica”, o qual é desenvolvido no IFRS – Campus Rio Grande.  Em vista disso, pretende-se refletir sobre o funcionamento dialógico da palavra e o desenvolvimento da competência discursiva dos discentes. De acordo com a Análise Dialógica do Discurso, o sentido da palavra é totalmente dependente do contexto de produção. Não se pode compreender a palavra como se ela comportasse apenas um ou dois significados. A palavra é essencialmente plástica. Ela comporta uma infinidade de acentos de valor, que se estabelecem a partir de uma situação de interação e de conflito tenso e ininterrupto. Ressalta-se, que as palavras são selecionadas segundo as especificações do gênero do discurso, uma vez que elas carregam a expressividade típica e os ecos dos gêneros dos quais fazem parte. Não se pode entender a palavra fora do gênero, pois ela reflete as formas de dizer relativamente estáveis de cada esfera da atividade social. O gênero é constituído de tipos relativamente estáveis de enunciados e surge das necessidades comunicativas dos sujeitos.  Dessa forma, a plasticidade da palavra está diretamente relacionada ao gênero em que figura, uma vez que há gêneros mais coercitivos, que imprimem um funcionamento à palavra em que a tensão de vozes sociais é menos aparente. Ou seja, a palavra no contexto de um gênero coercitivo possui menos mobilidade semântica, é menos afetada por índices valorativos. Já ao funcionar no interior de gêneros mais plásticos, mais suscetíveis à absorção de diferentes vozes sociais, a palavra se comporta como um terreno fértil onde forças centrífugas atuam sobre ela, propiciando a construção de distintos sentidos. Como procedimento metodológico, considerou-se os seguintes conceitos que norteiam o trabalho: palavra, gênero, contexto de produção, situação enunciativa, reflexo e refração, forças centrípetas e centrífugas. No que tange aos resultados parciais, percebe-se o desenvolvimento das habilidades leitora e escrita das componentes do projeto, uma vez que elas têm se aprofundado na teoria bakhtiniana, a qual norteia o trabalho, lido e produzido distintos gêneros, incluindo os pertencentes ao campo acadêmico, como resumos e artigos científicos. Assim, acredita-se que estudar a palavra pelo viés discursivo possibilita o desenvolvimento da competência discursiva do discente, habilidade que ampara sua circulação social nos diferentes campos do saber.


Palavras-chave


Palavra; Plasticidade; Coercitividade.

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