Última alteração: 19-12-2024
Resumo
O presente trabalho vincula-se ao projeto de ensino intitulado “O Ensino de Língua Portuguesa sob perspectiva dialógica” e tem como objetivo pontuar alguns aspectos acerca do funcionamento dialógico da língua e do desenvolvimento da competência discursiva dos discentes. Compreende-se que para os alunos circularem nos mais distintos campos da atividade social com eficiência e êxito, é necessário que eles adquiram desenvoltura linguística e discursiva por meio de práticas sociais de leitura, escrita e oralidade. Além disso, a perspectiva teórica adotada, a saber, a Análise Dialógica do Discurso, considera que todo ato enunciativo ocorre por meio de gêneros discursivos (formas de dizer). Sendo assim, as palavras tomam forma e adquirem sentido no interior de um gênero. São as palavras, materializadas em enunciados, que validam a voz do (inter)locutor e corporificam o discurso. Ou seja, é assim que se desenvolve uma língua, por meio da prática viva e significativa da palavra. Para tanto, recorreu-se aos pressupostos teóricos pautados pelo Círculo de Bakhtin, a fim de subsidiar as reflexões em torno do funcionamento discursivo da língua, que exige reconhecimento do importante papel social desempenhado pela palavra e pelo gênero. Também se fez necessário compreender o conceito de letramento, que amplia o de alfabetização e sugere que o uso efetivo da língua transcende a decodificação linguística, promovendo a habilidade discursiva. Assim, opera-se o alargamento da compreensão de letramento com o termo competência discursiva. Como procedimento metodológico, foram estudados conceitos dialógicos – língua, gênero, palavra, contexto de produção e ideologia –, os quais serviram como base teórica para a compreensão do funcionamento da linguagem. A pesquisa contemplou, ainda, a investigação acerca das acepções alfabetização e letramento. Após a instrumentalização teórica, as alunas analisaram os conceitos apresentados, por meio da leitura efetiva de diversos gêneros, método que propiciou uma ampla reflexão sobre os textos e o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita dos discentes. No que remete aos resultados parciais, observa-se o aprimoramento da competência discursiva e da cidadania crítico-responsiva das bolsistas, habilidades que garantem fluidez social. Dessa forma, o estudo aprofundado da linguagem sob orientação dialógica promove a qualificação do processo de ensino e aprendizagem bem como viabiliza a permanência não somente das bolsistas como dos demais estudantes envolvidos com o projeto.