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Cinema e linguagem: uma análise dos filmes exibidos na “5° Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande”
Última alteração: 27-12-2024
Resumo
O presente resumo está vinculado ao projeto de pesquisa “A Produção de Curtas-Metragens no Audiovisual Latino-Americano Contemporâneo sob a Perspectiva Decolonial”, vinculado ao grupo de pesquisa Audiovisual Latino-Americano no século XXI - OfCine (CNPq-IFRS), desenvolvido no Núcleo de Produção Audiovisual OfCine- IFRS. O projeto visa a investigação, estudo, análise e documentação dos curtas-metragens produzidos no contexto latino-americano, do século XXI, a partir de um olhar que possibilite identificar determinadas narrativas estéticas que incluam sujeitos políticos que façam parte de grupos sociais historicamente marginalizados. O trabalho consiste em uma análise dos curtas-metragens exibidos na 5° Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, 2023, em vistas de catalogá-los para serem divulgados na plataforma WebSig. Nesta plataforma, será disponibilizado links para acesso aos filmes, além de informações como sinopse, temática, ano de lançamento, diretor(es) e local de produção do filme, além de apontar os marcadores sociais, raciais e de gênero presentes nos filmes. A metodologia consiste na leitura de livros e artigos acerca do cinema latino-americano e da colonialidade, buscando observar as marcas coloniais ainda presentes na realidade latino-americana e sua influência na produção cinematográfica continental. Esta leitura é seguida da separação e análise dos curtas-metragens exibidos na Mostra e, por fim, a adição destes filmes no WebSig do projeto, utilizando links disponibilizados legalmente na internet. Os curtas-metragens selecionados para este estudo destacam a filmografia de dois cineastas brasileiros, que trazem em suas obras um olhar sensível acerca do cotidiano e dos seus bairros de origem, sendo eles Lincoln Péricles, da cidade de São Paulo, e André Novais Oliveira, de Contagem, Minas Gerais. A análise obtida através deste trabalho se traduz na percepção de que, apesar da linguagem cinematográfica presente nas obras dos cineastas serem diferentes entre si, há uma preocupação em comum quanto à temática dos curtas, visto que ambos procuram estabelecer, através do cinema, um retrato sensível e intimista de seu bairro de origem, buscando captar as múltiplas vivências existentes nas periferias, sem deixar de apontar as questões sociais que permeiam o dia a dia destas pessoas. Desta forma, tais obras rompem com um cinema mais comercial sobretudo em relação a estética e a linguagem, fazendo emergir potencialidades historicamente apagadas e pouco exploradas até então pelo cinema brasileiro. Por fim, é necessário destacar a importância da produção, exibição, discussão e análise de obras que fujam do escopo de um cinema mais tradicional, uma vez que estes filmes não encontram espaço dentro dos cinemas de shopping, sendo fundamental o trabalho de cineclubes, cinematecas e de mostras escolares e universitárias para a circulação e visibilidade destes projetos.
Palavras-chave
Curta-Metragem, Cinema Latino-Americano, Análise.
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