Última alteração: 19-12-2024
Resumo
O projeto “Almoço com o audiovisual nacional” surgiu da possibilidade de fazer cumprir a Lei 13.006/2014 (Brasil, 2014). Realizamos a primeira edição no ano de 2023 com a intencionalidade de proporcionar momentos de cultura, arte, lazer, debates e aprendizagens significativas para estudantes e servidoras(es). Em 2024, as atividades seguem no formato de encontros quinzenais, nos quais os audiovisuais nacionais são utilizados como recursos didáticos para que o público possa argumentar e compartilhar a diversidade de ideias em circulação na contemporaneidade. A proposta visa mobilizar estudantes para que participem de discussões que incluem categorias socioculturais de relevância para as juventudes, tais como, saúde, gênero e sexualidade, raça e etnia, vulnerabilidade social, discriminação e preconceito, violência, geração, religiosidades, ciência e tecnologia, capacitismo, entre outras. O objetivo pedagógico é mediar as discussões tendo em vista os conteúdos escolares. Os encontros quinzenais, que ocorrem ao meio-dia, são divulgados no Instagram (@almoco_audiovisual_nacional). Além desses encontros, realizamos curadoria permanente de audiovisuais com suas devidas datas de lançamento, resumo, gênero, direção e local disponível. Os audiovisuais apresentados são escolhidos pelos(as) participantes junto a um(a) servidor(a). Os critérios para exibição são: origem nacional, tempo de duração de até 25 minutos, classificação etária apropriada ao público escolar e ter sido lançado a mais de três meses (MPLC, 2008). Ainda em 2024, realizamos coleta de dados via questionário (para todas/os) e entrevistas semi-estruturadas (com um recorte do público) para buscar a percepção de discentes e servidoras(es) sobre a participação no projeto. A intenção é verificar como as aprendizagens de temas científicos circulam nos momentos de discussão das sessões tendo em vista a formação de uma plateia mobilizada para a criticidade e dialogicidade. Desse modo, a intenção é propiciar um espaço no qual estudantes socializem via debates sobre os audiovisuais e desenvolvam sentidos positivos sobre a escola. A ideia é que se realize a escuta ativa, a acolhida e a construção de conhecimentos artísticos, científicos e tecnológicos que fazem parte da formação integral e cidadã proposta pelo IFRS. O projeto tem encontrado uma finalidade satisfatória quanto aos objetivos. Utilizando-se dos métodos destacados, tem proporcionado a quem participa um local seguro e de conforto no qual podem dialogar sobre temas importantes para as juventudes. Além disso, há uma ampliação de conhecimentos sobre a produção de audiovisuais nacionais. Durante os dois anos de realização do projeto pôde-se propiciar encontros internos no campus e, também, participar de mostras do IFRS. Até o final do ano letivo teremos 9 sessões.