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Grupo de estudos em Biologia: montagem de material didático como estratégia de aprendizagem – subprojeto 2
Maria Luísa Marques da Silva, Cristina Copstein Cuchiara, Isabella Rosa Martins

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


O ensino de Biologia vem se fortalecendo e consolidando, conquistando respeito e reconhecimento em âmbito nacional. Nos últimos anos, a procura por conteúdos digitais pelos estudantes tem crescido significativamente, ganhando espaço nas salas de aula e, aos poucos, substituindo metodologias tradicionais de exposição e memorização, que se mostram defasadas e insuficientes para a formação dos estudantes na contemporaneidade. Como uma alternativa digital acessível, de baixo custo e para atender os anseios dos estudantes, formou-se, no ano de 2023, o grupo de estudos em Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande, com o objetivo de produzir material pedagógico específico para os conteúdos extensos e, por vezes, complexos, de Biologia. As finalidades são: simplificar a forma utilizada em livros didáticos; fornecer uma organização correta e coerente dos conteúdos programáticos da grande área; buscar uma padronização e estética que facilitem a leitura e a visualização em meio digital; produzir ilustrações científicas próprias sob a visão dos alunos; evitar imagens com direitos autorais; apoiar o reforço escolar de discentes com baixo desempenho acadêmico; auxiliar no perfil do egresso desejado e, ainda, facilitar os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros processos seletivos. Como a Biologia é uma ciência ampla e diversificada, o trabalho foi dividido em três partes, denominadas subprojetos, desenvolvidos de forma independente, porém complementares, e executados anualmente. No ano de 2024, com o foco no desenvolvimento do subprojeto 2 (parte 2), estão sendo elaborados materiais sobre os seguintes conteúdos programáticos: classificação e estudo dos seres vivos e fisiologia humana, divididos em quatro (4) unidades, com 28 tópicos. A metodologia de trabalho contempla duas etapas principais, sendo uma delas a etapa criativa, que consiste em contextualizar o assunto com base em fontes confiáveis, utilizando uma linguagem didática acessível para o melhor entendimento dos estudantes. Até o momento, 50% do conteúdo já foi produzido, seguindo um padrão de fontes, cores e estilos, com auxílio da ferramenta Canva para a montagem do material. Assim, conforme exposto, o trabalho traz melhorias na aquisição de conhecimento, integrando, resumindo e alinhando o conteúdo teórico com a estética visual do material, produzidas pelos próprios alunos, com a intenção de torná-lo leve, prático, objetivo, didático e de fácil compreensão. Além disso, o material completo será disponibilizado aos colegas do IFRS - Campus Rio Grande e, futuramente, publicado em uma página web específica e divulgado em escolas municipais e estaduais da região.



Palavras-chave


aprendizagem; linguagem acessível; conteúdo digital

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