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Encontros literários na Pedagogia: um espaço para a contação de histórias
Luísa Fernandes Zanotto, Caroline de Morais

Última alteração: 19-12-2024

Resumo


Este trabalho traz um recorte das atividades desenvolvidas pelo Projeto de Ensino “Laboratório de Contação de Histórias: experiências pedagógicas", no IFRS, campus Farroupilha. Este é o segundo ano que o projeto mantém suas ações voltadas para a formação complementar dos acadêmicos do curso de Pedagogia, com oficinas direcionadas para a contação de histórias. Nesses encontros, os participantes fazem a construção de recursos pedagógicos associados a diferentes histórias literárias. A literatura torna-se um aspecto relevante para as demandas exigidas pelo curso de Pedagogia, como os momentos de estágio. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo principal contribuir na formação docente dos licenciados, estimulando práticas escolares que envolvam a literatura permeada pela estratégia da contação de histórias. Como metodologia, a organização das oficinas é constituída em três partes. A primeira é planejamento do encontro, com estudo da obra literária, construção da ferramenta pedagógica e ensaios da contação. A segunda parte é o momento do encontro com os estudantes do curso de Pedagogia. Essa é a etapa em que os participantes confeccionam seus próprios instrumentos, em que eles podem trocar experiências com os seus pares, em que a contação de histórias e a literatura ganham vida na formação complementar docente. A terceira parte destina-se à avaliação do encontro, em que coordenação do projeto e bolsista analisam os pontos positivos e negativos, registrando em um relatório parcial. As oficinas ocorrem uma vez por mês, em horário anterior ao início das aulas noturnas, facilitando a participação dos acadêmicos, que podem vir à oficina e, logo após, ir para a aula. Cada encontro  utiliza um recurso pedagógico diferente e uma obra literária distinta, oferecendo uma variedade de opções de histórias e ferramentas para serem utilizadas em sala de aula. Como resultado parcial, observa-se que a proposta da oficina mensal contempla uma necessidade de formação prática do curso de licenciatura, atingindo cerca de vinte participantes em cada encontro. Além disso, promove a convivência entre os colegas de diferentes semestres, significando a vivência do ensino superior. As considerações finais evidenciam que os objetivos estão sendo alcançados e o projeto popularizou-se ao dar continuidade neste segundo ano de oferta. As ferramentas construídas para a contação de histórias são diversificadas, equipando os licenciados com ideias de instrumentos que podem ser adaptados para a prática escolar. Por fim, os encontros mensais favorecem a integração não só entre os participantes, mas também com a instituição educacional.


Palavras-chave


Literatura; Formação docente; Oficinas.

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