Portal de Eventos do IFRS, 9º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Matemática: Revisitando Conceitos e Explorando Possibilidades para o Aprender
Amanda Ferreira Duarte, Aline Cardoso de Oliveira Macedo

Última alteração: 20-12-2024

Resumo


Diversos professores do IFRS - Campus Rio Grande observam que os alunos enfrentam dificuldades em suas disciplinas ao ingressarem no Ensino Médio. A Matemática sempre apresentou uma problemática mais significativa, uma vez que as dificuldades adquiridas durante o Ensino Fundamental tendem a complicar o aprendizado da disciplina. A situação foi agravada pela COVID-19, período em que as escolas atenderam os estudantes de forma remota. Os alunos, que já apresentavam dificuldades, concluíram o Ensino Fundamental e chegaram ao Ensino Médio com uma carência ainda mais expressiva em relação aos conteúdos. Desde 2019, o Campus Rio Grande propõe um projeto de ensino destinado a auxiliar os alunos que precisam revisar conceitos matemáticos para superar suas dificuldades. Entre 2020 e 2022, as oficinas foram realizadas remotamente. No ano de 2023, o projeto retomou as oficinas presenciais e, atualmente, em 2024, oferece atividades tanto presenciais quanto on-line. Em cada oficina, trabalhamos um conceito, começando do mais simples até chegar ao mais avançado, além de proporcionarmos oportunidades para os alunos realizarem questionamentos sobre suas dúvidas. Além disso, disponibilizamos mapas mentais, nos quais apresentamos resumos da matéria abordada, incluindo exemplos e explicações teóricas dos conceitos. Também oferecemos exercícios de reforço, com o intuito de proporcionar conteúdos extras relacionados aos tópicos discutidos nas aulas mensais. Por fim, emitimos certificados com o registro de horas complementares, para motivar a participação nas oficinas. Cada oficina assistida corresponde a um certificado, sem a exigência de participação em todas, permitindo que os alunos escolham aquelas que lhes pareçam mais úteis. Até o momento, já oferecemos oficinas sobre Frações, Propriedades das Potências, Regra de Sinais e Operações Básicas, Trigonometria e Geometria Plana. Com o passar do tempo, decidimos criar um formulário, a fim de coletar críticas e avaliações. Nesse espaço, abrimos inclusive uma seção para sugestões de futuros conteúdos de Matemática e, assim, identificamos as áreas em que os estudantes demonstram ter maior dificuldade. Até o término do projeto, buscamos esclarecer as dúvidas dos alunos na área de Matemática básica, para que possam avançar em sua trajetória acadêmica com mais interesse e melhor aproveitamento, contribuindo, assim, para o êxito desses estudantes dentro da instituição.



Palavras-chave


Matemática; Ensino Fundamental; Oficinas.

Texto completo: PDF