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Roda de Leitura Autoras Negras Latino-americanas
Última alteração: 19-02-2025
Resumo
Neste trabalho, queremos apresentar os resultados iniciais do projeto Roda de Leitura Autoras Negras Latino-americanas, realizado no IFRS Campus Alvorada/RS. O projeto apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar visibilidade à obra poética de escritoras afro-latino-americanas, sob a ótica da diáspora africana. A partir de leituras escolhidas das escritoras Conceição Evaristo (Brasil), Nancy Morejón (Cuba) e Mary Grueso Romero (Colômbia), temos discutido temas e questões relativas às relações étnico-raciais e de gênero que permeiam a trajetória dessas autoras na América Latina e como suas escritas atuam como potentes forças matrizes de combate ao racismo antinegro. A ação é uma roda de leitura, com 20h de duração. O projeto se assenta no campo disciplinar dos Estudos afro-latino-americanos. Os Estudos afro-latino-americanos se desenvolvem em resposta e em paralelo a uma onda de movimentos políticos, culturais e sociais racialmente definidos que se deu nos anos 60 do século XX, principalmente os diversos Movimentos Negros que surgiram na região da América Latina e que problematizaram pontos que confluíam em toda a região: escravidão, relações raciais pós-escravidão, desigualdades raciais e a organização política dos afrodescendentes. Sendo assim, os Estudos afro-latino-americanos partem do histórico e do teórico, pois remapeiam as histórias, estratégias e lutas dos chamados negros da região desde o tráfico de escravos do Atlântico Sul até os movimentos identitários atuais, tendo a raça como variável chave no processo de formação das nações latino-americanas. Os participantes têm acesso a uma sala de aula virtual onde são disponibilizados textos literários, textos teóricos, vídeos, entrevistas e reportagens que dão arcabouço aos encontros realizados uma vez por semana, de forma online, através do aplicativo Google Meet. Em cada encontro são analisados de quatro a cinco poemas de uma autora, análise seguida de debates e discussões com participação majoritária de profissionais da educação básica. Como roda de leitura, os participantes têm liberdade para contar suas experiências profissionais e pessoais, expor suas dúvidas e questionamentos e compartilhar exemplos de seus trabalhos de combate ao racismo. Dessa forma, o projeto se constitui como prática de educação antirracista porque ao apresentar a literatura de resistência expressa na escrita das autoras, possibilita uma reflexão por parte dos participantes em como agir pedagógica e didaticamente contra o racismo. O foco das leituras está na análise das características literárias da poesia das autoras, definidas por uma estética diaspórica, no questionamento das opressões raciais presentes nas sociedades latino-americanas e em como a literatura pode ser um caminho eficaz para combater o racismo. Desse modo, o projeto visa apresentar a literatura de autoria negra feminina latino-americana como movimento que ajuda a explicar a região em suas tensões e conflitos e assim lutar por equidade e justiça racial.
Palavras-chave
Poesia afro-latino-americana; Autoria negra feminina; Educação antirracista.
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