Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Monitorias de apoio técnico e institucional no IFRS-Campus Vacaria
Vitor de Oliveira Longhi, Adair Adams

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Vacaria tem se destacado por suas iniciativas de educação técnica de qualidade, sendo as bolsas de monitorias classificadas como de apoio técnico e institucional uma das ferramentas usadas para promover o conhecimento e a integração dos bolsistas. Estas bolsas visam não apenas a ajuda financeira para seus integrantes, mas também com o intuito de aproximar os integrantes da monitoria a prática de docência proporcionar uma experiência antecipada aos alunos quanto às atividades trabalhistas, preparando-os para algo mais amplo como o mercado de trabalho. O principal objetivo do trabalho é desenvolver entendimentos sobre a estrutura institucional na direção de ensino do IFRS - Campus Vacaria. Além disso, busca entender a integração dos alunos com a prática proposta, através do projeto de monitorias, descrever as experiências de aprendizado organizacional em práticas realizadas e analisar o papel do apoio a estudantes com dificuldades em matemática e linguagens. A pesquisa foi realizada usando uma abordagem qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica e aplicação de questionários via Google Forms dirigidos a monitores e servidores da instituição. Os participantes incluíram sete alunos contemplados com a bolsa de monitoria e nove servidores do Campus Vacaria, cujas respostas foram analisadas qualitativa e quantitativamente. Embora os resultados completos ainda estejam pendentes, a pesquisa espera entender como as monitorias impactam na formação dos discentes e em sua preparação para o mundo do trabalho. Além disso, visa mostrar como esses programas beneficiam a instituição e contribui para o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Palavras-chave


Monitoria; Bolsistas; Experiencia;

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