Tamanho da fonte:
Café com Paulo Freire Alvorada: levando amorosidade para a comunidade
Última alteração: 21-02-2024
Resumo
O Café com Paulo Freire é uma rede internacional de diálogo que reflete sobre a educação popular e o legado do Patrono da Educação Brasileira. O Café de Alvorada, nosso município, acontece no IFRS da cidade. Semanalmente ocorrem grupos de reflexão que visam debater ideias, compartilhar relatos, vivências e dialogar sobre o legado de Paulo Freire. Como bolsista deste projeto e estudante do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, a minha principal tarefa foi ampliar o alcance desta ação de extensão e manter alguns registros das vivências dos participantes. Visando atingir essa meta, o Café com Paulo Freire Alvorada tem levado suas ações para as redes sociais, através das plataformas de WhatsApp e Instagram. Neste espaço registramos nossas atividades e nos comunicamos com os alunos, professores, estudantes de outras redes e futuros pedagogos, motivando diferentes reflexões. Durante o primeiro semestre de 2023, o projeto realizou atividades dentro e fora do município. Em Alvorada, tivemos um encontro com os estudantes do Magistério do Instituto Júlio César; conhecemos a realidade dos estudantes e compartilhamos vivências. Em Porto Alegre, realizamos uma ação no Instituto de Educação General Flores da Cunha, com os estudantes do Curso Normal/Aproveitamento de Estudos e professores da rede. Em todas as reuniões propomos diálogos sobre as obras de Freire, sua pedagogia e o ato transformador do ensinar. Os registros desses encontros se tornam públicos e a importância da pedagogia é levada em pauta até mesmo fora da comunidade. O grupo de estudos se expande e o interesse por Paulo Freire e a amorosidade conseguem ser levados para educadores, estudantes do magistério, da pedagogia e do ensino médio. O Instagram do Café Alvorada conta com 8 publicações e mais de 140 seguidores. Os registros das atividades se tornam um diário digital aberto a todos.
Palavras-chave
Pedagogia. Vivências. Amorosidade.
Texto completo:
PDF