Última alteração: 21-02-2024
Resumo
A qualidade de interação humana, quando pensada a relação entre professor aluno, depende fortemente da competência comunicativa na mediação docente. O modo como o professor utiliza a linguagem, verbal ou gestual, pode contribuir para o envolvimento e a motivação do aluno, facilitando a aprendizagem. Essa capacidade de interagir de modo exitoso com aquele a quem se ensina, também é importante em atividades de extensão voltadas à educação. No projeto de extensão Tecnomaker 4.0 os bolsistas estudantes do IFRS Campus Rio Grande, atuam como pedagogos ocasionais, sendo que na ausência de formação pedagógica, promovem o ensino como professores. A ação extensionista, desenvolvida no ano de 2023, objetiva promover a iniciação tecnológica para os alunos das escolas públicas do município de Rio Grande do ensino fundamental II. As oficinas, envolvem o ensino da programação, robótica, e a modelagem 3D, sendo elaboradas e ministradas pelos bolsistas, supervisionados pela coordenação do projeto. As atividades ocorrem no CITec ( Centro de Integração Tecnológica ), no campus. A oficina acontece no contraturno escolar, tem duração de sete semanas, com um encontro semanal de 3 horas, com turmas de até 30 alunos. O projeto está em andamento e considerando a importância de monitorar e avaliar o impacto da comunicação entre estudantes e bolsistas, identificou-se a necessidade de conhecer o impacto da competência comunicativa dos bolsistas a partir das percepções dos participantes. Na avaliação dos 116 participantes das oficinas até então ministradas, para 75,00% dos estudantes a comunicação com os instrutores é “ Muito Boa”, 23,28% avaliaram como “Boa”, 0,86% consideraram “Razoável” e 0,86% como “Muito Ruim”. Através das justificativas oferecidas, constata-se que a competência comunicativa dos bolsistas: favorece a aproximação com os participantes, evitando conflito geracional; o aspecto socioemocional amabilidade é incentivo para a interação; a disposição e a linguagem utilizada para ensinar um conteúdo, usando diferentes maneiras para explicar um mesmo assunto, facilita a compreensão; a maneira de se expressar junto ao aluno é um estímulo para que esse realize e conclua as atividades com protagonismo e criatividade. Acrescido de observações feitas pelos bolsistas em reuniões pedagógicas para monitoramento e avaliação, a comunicação com os participantes foi efetiva para manter a dinâmica e a concentração na aula e gerenciar conflitos. Constata-se que a participação no projeto colabora para a competência comunicativa dos bolsistas como docentes e, simultaneamente, a qualidade na comunicação é um estímulo emocional competente positivo, sendo um fator de motivação extrínseca que favorece a interação e a aprendizagem tecnológica nas oficinas.