Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Competência comunicativa dos bolsistas e a interação com os partcicipantes do projeto Tecnomaker 4.0
Rafael Pereira Dos Santos, Fernanda Antoniolo Hammes De Carvalho, Raquel De Miranda Barbosa, Jéssica Januário Dos Santos Villas Bôas, Pedro Ferreira Da Silveira

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


A qualidade de interação humana, quando pensada a relação entre professor aluno, depende fortemente da competência comunicativa na mediação docente. O modo como o professor utiliza a linguagem, verbal ou gestual, pode contribuir para o envolvimento e a motivação do aluno, facilitando a aprendizagem. Essa capacidade de interagir de modo exitoso com aquele a quem se ensina, também é importante em atividades de extensão voltadas à educação. No projeto de extensão Tecnomaker 4.0 os bolsistas estudantes do IFRS Campus Rio Grande, atuam como pedagogos ocasionais, sendo que na ausência de formação pedagógica, promovem o ensino como professores. A ação extensionista, desenvolvida no ano de 2023, objetiva promover a iniciação tecnológica para os alunos das escolas públicas do município de Rio Grande do ensino fundamental II. As oficinas, envolvem o ensino da programação, robótica, e a modelagem 3D, sendo elaboradas e ministradas pelos bolsistas, supervisionados pela coordenação do projeto. As atividades ocorrem no CITec ( Centro de Integração Tecnológica ), no campus. A oficina  acontece no contraturno escolar, tem duração de sete semanas, com um encontro semanal de 3 horas, com turmas de até 30 alunos. O projeto está em andamento e  considerando a importância de  monitorar e avaliar o impacto da comunicação entre estudantes e bolsistas, identificou-se a necessidade de conhecer o impacto da competência comunicativa dos bolsistas a partir das percepções dos participantes.  Na avaliação dos 116 participantes das oficinas até então ministradas, para 75,00% dos estudantes  a comunicação com os instrutores é “ Muito Boa”, 23,28% avaliaram como “Boa”, 0,86% consideraram “Razoável” e 0,86% como “Muito Ruim”. Através das justificativas oferecidas, constata-se que a competência comunicativa dos bolsistas: favorece a aproximação com os participantes, evitando conflito geracional; o aspecto socioemocional  amabilidade é incentivo para a interação; a disposição e a  linguagem utilizada para ensinar um conteúdo, usando diferentes maneiras para explicar um mesmo assunto, facilita a compreensão; a maneira de se expressar junto ao aluno é um estímulo para que esse realize e conclua as atividades com protagonismo e criatividade. Acrescido de observações feitas pelos bolsistas em reuniões pedagógicas para monitoramento e avaliação,  a comunicação com os participantes foi efetiva para manter a dinâmica e a concentração na aula e gerenciar conflitos. Constata-se que a participação no projeto colabora para a competência comunicativa dos bolsistas como docentes e, simultaneamente, a qualidade na comunicação é um estímulo emocional competente positivo, sendo um fator de motivação extrínseca que favorece a interação e a aprendizagem tecnológica nas oficinas.



Palavras-chave


linguagem; interações humanas; ensino e aprendizagem.

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