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Residência Pedagógica: aplicação de uma sequência de atividades sobre função afim
Tainara Lima da Silva, Ednei Luís Becher

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Programa Residência Pedagógica (PRP) oportuniza ao licenciando uma inserção no cotidiano escolar da rede pública, o permitindo colocar em prática a teoria aprendida na universidade, contribuindo para sua formação inicial como professor. Esse trabalho tem por objetivo relatar uma das práticas trabalhadas em sala de aula em uma escola estadual do litoral norte gaúcho. As bolsistas, alunas da Licenciatura em Matemática do IFRS, campus Osório, aplicaram uma sequência de atividades em uma turma do 1º ano do ensino médio, contemplando conceitos iniciais de função afim. As atividades ocorreram em três aulas de dois períodos cada. Na primeira atividade, os alunos foram divididos em grupos, onde receberam cartas com gráficos de vários tipos de funções, onde os alunos tiveram que agrupar os gráficos de acordo com algum critério observado por eles e, em seguida, analisaram aspectos dos gráficos de função afim, como inclinação, coeficientes e intersecções com os eixos. Na segunda atividade, os alunos analisaram a influência dos coeficientes no gráfico da função afim utilizando o software geogebra. A terceira atividade foi dividida em quatro estações, cada uma possuindo uma tarefa distinta das demais, onde cada grupo formado pelos alunos ocupava uma estação por um determinado tempo, seguindo para a próxima estação após esse período, até alcançar a última estação e realizar as quatro tarefas. Essas tarefas abordaram a noção de dependência entre variáveis. Após a aplicação das atividades, foi possível constatar, através das respostas dos alunos, que a maioria deles chegaram em conclusões satisfatórias para o aprendizado dos conceitos iniciais de função afim. Além disso, percebeu-se que houveram análises advindas dos alunos mais complexas do que as esperadas pelas residentes. Portanto, conclui-se que a sequência de atividades atingiu o seu objetivo de propiciar aos alunos momentos de análises, conjecturas e conclusões de um determinado conteúdo, permitindo que os alunos adotem uma postura mais ativa na construção de sua aprendizagem, além disso, houve uma boa recepção por parte da turma em relação às atividades, onde afirmaram que gostariam de momentos semelhantes na abordagem de outros conteúdos.


Palavras-chave


Função afim; Geogebra; Rotação por estações

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