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Relato de intercâmbio acadêmico: vivências na cidade de Bragança, Portugal
Dyowanne Hiulei Schmitt, Karin Tallini

Última alteração: 01-02-2024

Resumo


Relato minha experiência de intercâmbio acadêmico na cidade de Bragança, Portugal, no período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020 onde estudei nas faculdades de Educação Ambiental e Enfermagem veterinária no Instituto Politécnico de Bragança (IPB). A escolha desse destino foi motivada pela renomada qualidade de ensino do IPB e pela crescente importância da Educação Ambiental no contexto global. A busca por uma compreensão mais profunda das questões ambientais e a vontade de contribuir para a conscientização ambiental me levaram a embarcar nessa jornada. Durante meu período de mobilidade, além dos meus estudos, pude também participar de projetos de pesquisa e extensão para ampliar minhas experiências e maximizar minha aprendizagem. Nas as atividades de pesquisa participei de o estágio de iniciação científica "Estimular a produção científica júnior nos agrupamentos de escolas de Bragança" teve como principal objetivo gerar ideias suficientemente criativas, inovadoras e sustentáveis para incrementar a participação de alunos do ensino secundário e seus professores na revista adolesCiência. Para tal foi utilizado o processo de geração de ideias Walt Disney, atividades de dinâmica de grupos e instrumentos como brainstorming e SCAMPER, entre outros. O resultado do estágio de iniciação científica foi a criação de materiais de divulgação da revista, um estudo da revista para maior compressão da mesma, e apresentou-se aos agrupamentos de escolas uma proposta de valor que estimule a participação dos alunos e professores nesta revista. Nas atividades de extensão participei de dois projetos: Curta Bragança e Feira de trocas solidárias. O projeto Curta Bragança foi idealizado por alunos do IPB do curso de Animação e Produção Artística com o objetivo de mostrar o cinema como uma ferramenta transdisciplinar e amplificadora da expressão comunicativa dos educandos que, através da arte, poderão comunicar as suas aprendizagens. No projeto da Feira de trocas solidárias foi idealizado por alunos do IPB do curso de Educação Ambiental. O objetivo era criar um espaço acolhedor e inclusivo que abordasse questões sobre o consumo sustentável, cidadania, solidariedade e outros temas que poderão surgir de forma espontânea. Resultado foi que obtivemos itens entregues como: roupas, sapatos, cabides, comida e temperos. As roupas doadas foram entregues em contentores de doação para a Cruz Vermelha. Tal mobilidade internacional me permitiu sair um pouco da minha bolha social e ver novas visões do mundo e o impacto das instituições de ensino nas pessoas, comunidades e no mundo. Também pude ter certeza que estou em uma ótima instituição de ensino onde além do desenvolvimento profissional o desenvolvimento social, crítico, ético e respeitoso.

Palavras-chave


Mobilidade internacional; Educação ambiental; Interdisciplinaridade

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