Última alteração: 22-12-2023
Resumo
As mulheres ao longo de todos os anos enfrentam obstáculos em equilibrar a maternidade e a vida acadêmica. Mulheres com vulnerabilidade social e econômica encontram obstáculos ainda maiores visto que o apoio familiar tende a ser menor quando a família não tem estabilidade financeira.
Muitas mulheres engravidam enquanto estão cursando a graduação, o que acaba dificultando ainda mais a continuidade dos seus estudos e consequentemente a qualificação profissional.
O objetivo deste trabalho é pesquisar as dificuldades encontradas por estudantes que são pais e mães acadêmicos durante a graduação . A Metodologia da pesquisa baseou-se em entrevistas presenciais gravadas e online, com um total de vinte e seis alunas dos Campi Viamão e Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
O Campus Restinga fica na cidade de Porto Alegre, em um bairro de vulnerabilidade extrema. E Também no campus da cidade de Viamão, vários estudantes estão em uma situação de vulnerabilidade.
As perguntas direcionadas às alunas questionam sobre o apoio familiar, progresso acadêmico, perspectivas da carreira e algumas são específicas sobre a instituição.
O resultado mostra que apenas para mulheres do campus restinga existe um apoio com um modelo de atividades infantis noturnas durante o horário do curso.
Muitas mulheres desenvolvem estratégias eficazes para gerenciar a maternidade e a vida acadêmica, como planejar cuidadosamente, criar redes de apoio e buscar flexibilidade nas políticas da instituição. A falta de suporte adequado pode levar algumas mulheres a abandonar seus objetivos acadêmicos
O resultado mostrou que vinte das vinte e seis alunas entrevistadas já pensaram em desistir de seus cursos e cinco alunas trancaram a sua matrícula alguma vez durante o curso.
Até o presente momento alunas do campus viamão não contam com política de apoio para mães acadêmicas que enfrentam dificuldades para conciliar a maternidade com as demandas acadêmicas, incluindo aulas, estudos e prazos.
Em resumo, a maternidade entre estudantes acadêmicos é um fenômeno crescente que apresenta desafios e oportunidades. É importante que as instituições de ensino superior reconheçam esses desafios e adotem políticas e práticas que apoiem as estudantes mães em sua jornada educacional, permitindo que elas alcancem seu potencial acadêmico enquanto cuidam de suas famílias.
A pesquisa sugere que políticas mais inclusivas, como assistência financeira, flexibilidade de horários e apoio emocional, são essenciais para ajudar as estudantes mães a alcançar seus objetivos acadêmicos.
Palavras chaves: Maternidade,Graduação, Mulheres