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Oficinas de matemática para o ENEM aos estudantes de escolas públicas de Vacaria
Vinícius Eduardo Lima Lodi, Marcelo Maraschin de Souza, Gabriel Pereira de Athaydes, Gabriela Vidaleches Teixeira

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem apresentado baixos índices de aproveitamento em matemática, muitos são os fatores que têm influência nestes índices, dentre eles, a não familiaridade dos alunos com questões longas e contextualizadas como as propostas pelo ENEM. Deste modo, este estudo busca proporcionar oficinas de matemática que têm como objetivo incentivar e ajudar os alunos das escolas públicas de Vacaria. Uma das formas de metodologia de ensino e aprendizagem nas oficinas é a utilização da plataforma ENEMática. A concepção da plataforma ocorreu no ano de 2021, quando o projeto encontrava-se somente no âmbito de pesquisa. A partir de 2023, o projeto foi vinculado à extensão e uma parceria com três escolas públicas de Vacaria foi estabelecida, a fim de proporcionar aos alunos destas escolas oficinas de matemática para o ENEM. Na metodologia, primeiramente, realiza-se a escolha de dois conteúdos, dos mais frequentes do ENEM, para cada oficina, através de análises feitas pelos bolsistas e pelo coordenador, quando escolhidos os conteúdos, inicia-se a preparação do encontro com a criação de resumos e a escolha de questões anteriores do ENEM referentes aos conteúdos selecionados, então o encontro é marcado, no qual os conteúdos e as questões selecionadas são apresentadas aos alunos para que possam responder e adquirir conhecimento e experiência quanto à prova do ENEM. Deste modo, as oficinas buscam desvincular que estudar é uma obrigação, mas sim algo divertido e agradável, propiciando diversos modos de aprendizado, como cooperação em grupo para resolução de questões e jogos, o que possibilita uma experiência enriquecedora tanto para os bolsistas e o coordenador, quanto para os alunos das escolas. Em relação aos bolsistas, pode-se evidenciar um maior aprendizado da matéria de matemática, assim como um maior vínculo com alunos de outras escolas de Vacaria, compartilhamento de ideias e diálogos referentes aos conteúdos estudados. Até o momento, ocorreram 5 encontros nas escolas, com uma média de 10 alunos por encontro. Sendo assim, ao comparar a quantidade de alunos participantes com a quantidade total de alunos do ensino médio de cada escola é possível identificar uma falta de interesse dos alunos de Vacaria em relação à matemática e a prova do ENEM. Por isso, pretende-se continuar o projeto em anos posteriores, procurando, a partir das oficinas, aumentar o interesse dos alunos de Vacaria em relação à matemática e ao ENEM. Além do que, mostrar que o aprendizado pode ser uma etapa de grande envolvimento e contentamento, proporcionando didáticas divertidas e diferenciadas que aproximem cada vez mais os alunos ao estudo.


Palavras-chave


Oficinas; Matemática; ENEM.

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