Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Projeto metamorfose e a inserção da educação ambiental no ensino dos cursos do IFRS - campus Canoas
Maria Luiza Souto Lara, Daniela Rodrigues Da Silva, Alexandre Tadachi Morey, Lisiane Celia Palma, Daniele Dos Santos Fontoura

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A educação ambiental é um componente que fundamenta a educação nacional e deve estar presente de forma articulada, nos distintos níveis e modalidades das Instituições de Ensino do País. Neste contexto, com o objetivo de promover ações interdisciplinares de educação ambiental, de forma integrada, para estudantes dos cursos técnicos do IFRS - Campus Canoas, considerando os distintos tempos e espaços de estudo, o projeto de ensino Metamorfose, fomentado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul,  organizou diversas ações. Neste trabalho serão apresentados dois grupos de atividades realizadas pelo projeto: a gestão dos resíduos produzidos pela comunidade acadêmica do IFRS - Campus Canoas e o planejamento, organização e realização da X Semana do Meio Ambiente do IFRS - Campus Canoas. Em relação às ações para gestão de resíduos do Campus Canoas, estas resultaram da percepção de que a comunidade acadêmica não destinava corretamente os resíduos produzidos, então, iniciou-se a problematização do comportamento observado por meio de atividades de sensibilização, marcando, por exemplo, o dia mundial do meio ambiente, além de conversas com cada turma em espaços disponibilizados durante as aulas. O projeto apresentou informações sobre a separação correta dos resíduos, identificou e distribuiu lixeiras para resíduos orgânicos e recicláveis, além de recipientes específicos para resíduos destinados à composteira, construída objetivando a produção de adubo para a vegetação do campus, e ainda com o intuito de promover a diminuição do volume de resíduos que iriam para o aterro sanitário. Ainda, implementou um ponto de coleta de óleo de cozinha para mostrar possibilidades de reutilização do óleo, diminuindo os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto, organizando atividades experimentais no laboratório de biologia e química com estudantes dos cursos técnicos integrados oferecidos no campus. Quanto à Semana do Meio Ambiente, esta foi realizada em agosto deste ano, nos três turnos, oportunizando a toda a comunidade acadêmica a chance de participar de palestras, oficinas e exposições. Em sua décima edição, o evento contou com uma programação com abordagem dos seguintes temas: moda e sustentabilidade, consumo consciente, meliponicultura, biodiversidade e conservação das espécies, educação ambiental na formação de professores de matemática e os desafios das mudanças climáticas. As oficinas proporcionaram a construção de uma espiral de ervas no pátio do Campus Canoas, além de jogos com o tema sustentabilidade e as cidades. As exposições abordaram a destinação correta dos resíduos eletrônicos e as produções elaboradas pelos estudantes do Curso Técnico em Administração a respeito de produtos do cotidiano, com a apresentação da cadeia produtiva (envolvendo desde a extração de matérias primas até a destinação final) e os impactos ambientais relacionados aos resíduos produzidos. Assim, o projeto tem alcançado seus objetivos, uma vez que proporcionou aos estudantes reflexões e construções de conhecimentos a respeito de questões ambientais.



Palavras-chave


Educação ambiental; Ensino; Projeto

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