Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A importância de levar o Pensamento Computacional de maneira concreta para a educação básica
Ana Clara Souza Cecconello, Anelise Lemke Kologeski, Ana Clara Souza Cecconello, Anelise Lemke Kologeski, Aline Silva Bona, Rafaela Matsubara Caruso

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


Este resumo traz o relato da realização de uma oficina com atividades desplugadas aliadas ao Pensamento Computacional, com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.  Ter recursos tecnológicos disponíveis nas escolas é de extrema importância para a aprendizagem dos alunos e para oportunizar um conhecimento de qualidade aos estudantes. Porém, existem escolas que possuem uma grande vulnerabilidade social, com precariedade na área da computação e tecnologia, pois muitas vezes faltam recursos, manutenção e profissionais qualificados. Sendo assim, diante dessa carência tecnológica que muitas escolas possuem, algumas ferramentas tecnológicas podem ser substituídas por métodos desplugados, a fim de tentar minimizar o prejuízo no aprendizado dos estudantes sem o uso de recursos plugados, fazendo uso de materiais concretos, muitas vezes até mesmo reciclados e reaproveitados, tornando-se uma opção viável e de baixo custo. O uso de recursos desplugados são importantes para trabalhar o raciocínio lógico dos alunos e fazer com que haja um desenvolvimento de conhecimento em outras áreas correlacionadas, não deixando os alunos apenas na frente de um computador ou celular, quando disponível, mas fazendo um bom uso deles, especialmente para planejar aulas e executar atividades que possam também ser aplicadas de forma desplugada, tornando, muitas vezes, o estudante como parte ativa desse processo, aliando o uso do Pensamento Computacional (PC). As atividades desplugadas representam uma importante parte da oficina proposta pela equipe de execução deste trabalho, atravésde de um projeto de extensão. Duas foram as atividades desplugadas realizadas: a Programação com o Papel Quadriculado e a Lógica com os Palitos de Fósforo. Para verificar a efetividade do aprendizado, um pré e um pós-teste foi realizado, antes e após a oficina, com duração de 10 minutos, usando as mesmas questões para fins de comparação. As atividades propost as foram bem recebidas pelos estudantes, que demonstraram facilidade e propriedade nas suas resoluções. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos conseguiram concluir as tarefas com êxito, reforçando que o uso de atividades diferenciadas e desplugadas pode ser uma das questões chave para o sucesso no aprendizado e na motivação escolar, sendo o indicativo de uma tendência atrelada às tecnologias emergentes através dos elementos descritos na BNCC.



Palavras-chave


Oficina; pensamento computacional; raciocínio lógico.

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