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RevisãoOnline: Técnicas para detecção de fuga ao tema com o Sobek
Camille de Souza Macedo, Marcio Bigolin

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021, somente 22 candidatos alcançaram a pontuação máxima na redação, enquanto um número de  95 mil participantes obtiveram nota zero. Sendo um dos maiores motivos da nota zero a fuga ao tema, em que, segundo um dos critérios de avaliação do INEP - competência 2 - o estudante deve saber identificar e redigir um projeto de texto sobre os elementos chave da frase temática de forma autoral, ao menos, tangenciando o tema. Através de pesquisas sobre a forma de classificação do atendimento ao tema no ENEM, concluiu-se, pelo uso de sinônimos, hiperônimos e hipônimos, dos elementos da frase temática, presentes na redação. Com isso o objetivo do projeto - RevisãoOnline: Técnicas para detecção de fuga ao tema com o Sobek - é oferecer um ambiente onde os usuários possam aperfeiçoar suas competências na escrita, principalmente a de identificação do tema através de grafos que mostram esses elementos relacionados ao tema, de forma gratuita, com o auxílio de ferramentas como o Sobek. Com isso, o minerador foi implementado junto à plataforma RevisãoOnline. Inicialmente é criado um grafo base do tema, que pode ser gerado a partir do enunciado ou de redações previamente escritas. Durante o processo de revisão, o minerador de texto Sobek é utilizado para calcular um percentual de fuga ao tema e os trechos que o usuário pode ter tangenciado o tema, auxiliando o estudante a classificar a redação. Foi criada uma tabela de log no sistema para avaliar a precisão do processo. Essa tabela armazena dados específicos, como a redação, o usuário e o revisor com base no "id_revisão". Ela também acompanha as escolhas iniciais e finais do usuário, permitindo a verificação de mudanças. Adicionalmente, o log registra o tempo gasto pelo usuário na tomada de decisão. Após a implementação e avaliada a precisão no sistema, a plataforma RevisãoOnline foi utilizada como ferramenta em oficinas de escrita e revisão de redações. Essas oficinas foram baseadas no manual de avaliação de 2019 do ENEM e abordaram as cinco competências, com um dos encontros com destaque na competência 2. Os grafos desempenharam um papel significativo, oferecendo uma representação visual dos conceitos relacionados ao tema e auxiliando no processo de escrita. O rastreamento de informações cruciais, como escolhas iniciais e finais do usuário, e o tempo gasto na tomada de decisão contribuíram para aprimorar ainda mais a qualidade do feedback fornecido aos estudantes. Este projeto representa uma resposta aos desafios identificados no contexto do ENEM, oferecendo um meio eficaz e acessível para melhorar as habilidades de escrita dos estudantes. Desde seu lançamento, o RevisãoOnline já beneficiou 4.904 estudantes, promovendo melhorias significativas na escrita desses alunos e com impacto positivo duradouro em seu desempenho educacional e profissional.


Palavras-chave


Fuga ao tema; Minerador de textos; ENEM

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