Última alteração: 21-02-2024
Resumo
PAPO RETO: (A)DIVERSIDADE EM DEBATE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIAMÃO
Leonardo Costa da Silva¹; Alba Cristina Couto dos Santos Salatino¹*.
*Orientadora
¹ Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Viamão)
[email protected] , [email protected]
O projeto “Papo Reto: (A)Diversidade em Debate nas Escolas Públicas de Viamão", foi inspirado pelo projeto "Fala, gurizada!", coordenado por Franciele de Souza Trindade, que buscava compreender e discutir o retorno dos alunos ao Campus após o período de isolamento devido à COVID-19. Entretanto, o “Papo Reto” tem como principal objetivo conscientizar os alunos das escolas públicas de Viamão, inclusive o nosso campus, sobre preconceitos e discriminação nas escolas e suas consequências, atraves de rodas de conversas. O projeto visa valorizar a diversidade e pluralidade brasileira no ambiente escolar. Nós, alunos e servidores envolvidos no projeto, temos observado altos níveis de demonstração de preconceitos no ambiente escolar bem como a falta de conhecimento entre os jovens sobre as consequências da discriminação, por meio de atividades e interações com os estudantes de diferentes idades do ensino fundamental. A falta de representatividade em cargos de liderança institucionais e políticas afeta diretamente a formação das crianças e jovens brasileiros, nesse sentido o projeto é baseado no pressuposto de que o preconceito é extremamente prejudicial para o desenvolvimento de uma sociedade saudável e que é de extrema importância promover a conscientização e o combate a ele. A atividade tem início com uma apresentação teórica que aborda os diversos tipos de preconceito, a qual serve como estímulo para começar a roda de conversa. A metodologia do projeto envolve a realização de rodas de conversa, uma técnica que permite a discussão aberta e o diálogo entre os alunos. As rodas de conversa irão acontecer em escolas e/ou turmas diferentes, com a participação voluntária dos alunos, o intuito da roda sempre é conscientizar e acolher os alunos, totalizando em torno de 3 encontros semanais com cada turma. Os horários são agendados sob a orientação da direção da escola, que indica os melhores períodos para a realização da atividade. Geralmente, em dias alternados da semana. Apresentaremos os resultados parciais de uma das escolas estaduais que, em atendimento às turmas do ensino fundamental, identificamos que a escola enfrenta preconceitos diversos, mas o preconceito racial se destaca.
Palavras-Chave: Diversidade; Roda de conversa; Escola pública.