Última alteração: 22-12-2023
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos discentes da educação básica do Campus Alvorada do IFRS quanto à comunicação organizacional da instituição por meio das notícias. Este estudo é um recorte da pesquisa em desenvolvimento no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), no IFRS - Campus Porto Alegre, intitulada “Comunicação Organizacional: Uma relação dialógica com os estudantes do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)”, no qual são apresentados dados preliminares da primeira etapa dessa investigação. Esta pesquisa se justifica pois muitas vezes o foco dos processos comunicacionais em instituições de ensino é na divulgação externa, especialmente para tornar-se conhecida e atrair novos estudantes, entretanto, após o ingresso, as estratégias comunicacionais com os discentes não existem ou são poucas. O trabalho tem naturaza qualitativa e objetivo caracterizado como exploratório e descrito. Como procedimento e método foi adotado o questionário on-line com perguntas abertas, fechadas e mistas com o propósito de coletar opiniões, percepções, sentimentos, interesses, vivências e expectativas dos educandos com relação à comunicação organizacional, mais especificamente, às notícias produzidas e publicadas pela Assessoria de Comunicação. Com relação à forma como recebem as notícias atualmente, grande parte dos respondentes indicou ser por e-mail, seguindo por informações durante as aulas e pelas redes sociais da instituição. Quando questionados sobre a forma que gostariam de receber as notícias, a maioria apontou, sobretudo, pelo aplicativo do WhatsApp e por e-mail, além de conversas informais e newsletter diária ou semanal. Entretanto, também indicaram que como recebem atualmente está bem. Como os meios pelos quais os estudantes dizem receber as notícias não são somente os gerenciados pela Assessoria de Comunicação, que são o site e as redes sociais oficiais da unidade, como é o caso especialmente do e-mail e das conversas em sala de aula, percebe-se que há uma necessidade de qualificar esta relação com canais mais interativos e dialógicos. A partir da elaboração do produto educacional (condição para a conclusão do mestrado e que está em desenvolvimento), pretende-se tornar a comunicação organizacional com os educandos mais próxima e dialógica, envolvendo-os no processo a fim de intensificar o sentimento de pertencimento à instituição.