Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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ProgIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional
Yuri Agliardi Cifuentes, Marcelo Paravisi, Rafaela Pires Camargo, Izabelli Roth Estevam, Lucas Silveira Lima, Giovana Silva Niederauer, Bruno Chagas Fernandes, Vitor Colombo Nunes

Última alteração: 21-02-2024

Resumo


O projeto de extensão ProgIF, em seu segundo ano, propõe-se a continuar o ensino de programação através da robótica educacional aos alunos dos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas estaduais de Osório/RS, Imbé/RS e Tramandaí/RS. Modificações foram realizadas visando melhorar a experiência dos alunos com base nos resultados da primeira edição. Ferramentas para assegurar a qualidade e consistência do projeto foram implementadas, como a adoção de um protocolo e questionários de auto-eficácia que visam acompanhar e registrar o aprendizado do aluno neste modelo de ensino. Essa ação de extensão visa promover a iniciação tecnológica de estudantes para desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao uso de tecnologias digitais, como a programação e a robótica educacional. Além disso, o projeto pode despertar o interesse dos estudantes pelas áreas das exatas e da tecnologia. Essas oficinas fazem o uso da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, a qual demanda a definição de uma âncora para fundamentar o ensino e a aprendizagem dos estudantes com um cenário do mundo real. Assim sendo, a questão motriz é a construção de um dispositivo autônomo, para contribuir com a limpeza das ruas do próprio bairro e da cidade em que residem. Esta metodologia coloca o estudante como protagonista central, deixando de ser apenas receptor de informações como nos métodos tradicionais de ensino e permite uma aprendizagem mais significativa e próxima da realidade, gerando maior engajamento. Para isso, durante as aulas é fornecido para cada grupo um kit de robótica, os encontros das escolas acontecem no laboratório maker do IFRS Campus Osório, munido de ferramentas e maquinários, permite também a fabricação de peças e componentes a serem utilizados conforme a necessidade de cada grupo. Essa produção pode ser feita por meio de materiais simples como cola, papel e tesoura, bem como por meio de impressoras 3D e máquina de corte CNC a laser. Ao final desse projeto, serão ofertadas vagas para 140 estudantes de ensino fundamental e os respectivos professores das turmas da rede pública, além de uma turma piloto com 28 vagas para alunos de diversos níveis e instituições.


Palavras-chave


Robótica;Ensino;Programação

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